17.8 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioPolíticaBloco de Esquerda questiona Governo sobre “avançado estado de deterioração do Bairro...

Bloco de Esquerda questiona Governo sobre “avançado estado de deterioração do Bairro do Sobreiro”

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

O Bloco de Esquerda (BE), através de requerimento, questionou se “o Governo pretende intervir no parque habitacional do Sobreiro (Giela)”, tendo em consideração o seu “avançado estado de deterioração”. 

Por intermédio da deputada Isabel Pires, o BE “quer saber também o motivo por que o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) não responde às sucessivas solicitações dos moradores para deslocação deste instituto ao local para resolução de problemas de manutenção”. 

A este respeito, e em nota enviada ao NA, um morador do Bairro do Sobreiro mostra-se “indignado com a falta de condições em que vivem os residentes deste aglomerado de habitação social”. O queixoso reclama das condições estruturais dos edifícios, sublinhando mesmo que os moradores vivem em condições “desumanas”.

 

De acordo com o requerente, “os moradores têm solicitado a intervenção do IHRU” no sentido de serem realizadas obras de manutenção das habitações. Para esse efeito, os problemas já foram “reportados ao IHRU por email e via telefone mais de cem vezes, sem qualquer resposta”. 

Os moradores queixam-se de “infiltrações de água”, de “inundações em compartimentos quando chove muito”, do “mau estado de conservação das janelas e dos estores”, do “estado deplorável das varandas” e das “condições precárias da cobertura”, facto que coloca em risco a segurança e o bem-estar das pessoas. 

Em causa está, sobretudo, o desinvestimento ao longo de várias décadas no parque habitacional. “A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e o IHRU não fazem nada para reparar a situação, só dão desculpas ou nem sequer respondem aos emails”, acrescenta o morador no comunicado. 

O parque de habitação social do Sobreiro, da responsabilidade do IHRU, é composto por 33 fogos de tipologia T3, distribuídos por três edifícios, cuja construção remonta à década de 70 do século passado. Neste parque habitacional, o Município de Arcos de Valdevez detém três fogos de tipologia T3.

Entretanto, a deputada bloquista, Isabel Pires, está de visita ao bairro social do Sobreiro esta sexta-feira, 27 de outubro (pelas 16.30). 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes