18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioFreguesiasVai ser acertado um calendário para uma intervenção de fundo no Bairro...

Vai ser acertado um calendário para uma intervenção de fundo no Bairro do Sobreiro em Giela

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

No seguimento das diligências que os moradores do Bairro do Sobreiro fizeram com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), por intermediação do Município, ficou acordada a realização de obras urgentes no edificado daquele parque social. 

Em visita ao Bairro do Sobreiro no início de novembro, o IHRU comprometeu-se a “substituir a cobertura, uma operação considerada urgente para acabar com as infiltrações de água nos apartamentos”. “O prazo de validade do telhado já passou há muito tempo, a única solução é a mudança da cobertura. Mas os problemas sinalizados só se resolvem com uma intervenção profunda, mas a mais urgente é mesmo a mudança do telhado”, atalha Olegário Gonçalves. 

Nas várias comunicações havidas recentemente, o Município arcuense mostrou disponibilidade para colaborar neste processo. De resto, em articulação com o IHRU, “foi incluída na Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez a reabilitação dos prédios do Bairro do Sobreiro pelo IHRU, de modo a permitir o acesso a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência”, adianta o edil João Manuel Esteves.

No seguimento da troca de contactos com a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, o presidente do IHRU informou a edilidade arcuense de que “o Instituto estava a tentar encontrar uma solução expedita para a realização de obras e, nesse enquadramento, iria ser definido um calendário, de comum acordo com as partes envolvidas”.  

Segundo o presidente da Câmara Municipal, “será acertado um prazo para uma intervenção de fundo, eventualmente a partir da primavera, até lá teremos o tempo necessário para fazer os projetos e os concursos”. 

Além da relação de proximidade com os moradores, o Município mostra abertura para “protocolar um apoio físico, logístico e financeiro. Pelo menos agora, temos um caminho, houve essa preocupação”, reconhece João Manuel Esteves.

 

“Este ano vamos festejar o Natal com alegria no Sobreiro”

“O pinheiro já existe, é natural (e foi recentemente aparado), e nele será decorada uma árvore de Natal como um ato de amor e de união entre todos no Bairro do Sobreiro”. A garantia é de Emília Botelho que tomou a iniciativa de mobilizar os moradores para levar a “alegria do Natal” a esta comunidade “esquecida”.

“De todas as pessoas do Bairro, a quem pedi ajuda para fazermos a decoração da árvore de Natal, no espaço público, obtive grande recetividade. A comunidade quer contribuir com enfeites, só falta a luz, que será requerida à Câmara. Todos queremos assinalar a quadra natalícia com originalidade e música ambiente”, acrescenta a promotora da iniciativa. 

Paralelamente, o grupo de moradores vai promover um “lanche de Natal” no próximo dia 2 de dezembro, depois das 14 horas. “Cada um traz o que puder, entre biscoitos, rabanadas, arroz-doce ou bolo-rei. Queremos e vamos celebrar o Natal com alegria”, atira Emília Botelho.

Este “momento de celebração” serve de impulso para outras iniciativas futuras. “Queremos dar dignidade ao Bairro do Sobreiro. Todos juntos podemos introduzir pequenos melhoramentos no edificado e também pretendemos proporcionar conforto aos animais. Já pedimos uma ‘casota’ para gatos, até agora sem efeito. Mas a nossa luta vai continuar, por um Bairro alegre e condigno”, conclui a impulsionadora. 

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes