A primeira parte dos trabalhos da Assembleia Municipal teve um grupo de alunos da Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim) a engrossar a assistência. Os eleitos saudaram a iniciativa do centro escolar coordenado pela professora Augusta Gabriel Lima.
“Espero que estejamos [deputados] todos à altura do exemplo que é preciso dar para que haja uma efetiva participação política e de interesse pela vida pública, pelas novas gerações, que serão os governantes de amanhã”, sublinhou a deputada Emília Cerqueira (PSD).
A socialista Madalena Alves Pereira disse “ser uma grande felicidade ver caras tão jovens nesta sala, que seja uma tarde de aprendizagem, de enriquecimento e de experiência daquilo que é a vida cívica e o exercício da cidadania. Conforme proposta que apresentámos a esta Assembleia, todos esperamos que, em 25 de Abril de 2024, quando comemorarmos os cinquenta anos sobre esta efeméride, esta camada da população possa ter a própria Assembleia Municipal Jovem, com o exercício de intervenções e de propostas”.
O deputado Fernando Fonseca (CDS) felicitou, de igual modo, a presença do grupo jovem para “assistir à participação cívica e política dos eleitos de Arcos de Valdevez, na esperança de que seja um momento de enriquecimento sobre o que é o debate e a apresentação de ideias, sem excessos nem ofensas, a pensar no progresso do concelho”.