Depois de aprovado em sede de reunião de Câmara, foi assinado, no passado fim de semana, o protocolo de colaboração entre o Município de Arcos de Valdevez e o de Viry-Chatillon, onde a arcuense Christine Pocato é diretora geral dos serviços.
“O presente convénio tem por objetivo definir as linhas orientadoras da parceria entre os dois municípios na expressão da comunidade portuguesa, nomeadamente da de Arcos de Valdevez, na comunidade de Viry-Chatillon”, lê-se no protocolo, citado pela vereadora Emília Cerdeira.
Os “princípios” e “valores compartilhados” são “manter contacto regular entre os municípios”, “fortalecer o intercâmbio entre os seus cidadãos para promover uma melhor compreensão mútua”, “fortalecer a troca de boas práticas e boas ações nos dois concelhos” e “promover intercâmbios dos respetivos cidadãos”.
O protocolo de parceria tem a duração de dois anos, com possibilidade de renovação por igual período.
Christine Pocato, natural de Vilarinho de Souto (Ermelo), é diretora geral adjunta dos serviços da Câmara (Mairie) de Viry-Chatillon, uma localidade (arredores de Paris) com pouco mais de 30 mil habitantes, muitos dos quais portugueses ou lusodescendentes.
De modo a estreitar a relação entre as duas edilidades, está prevista a visita de uma comitiva municipal de Viry-Chatillon aos Arcos por ocasião da quadra carnavalesca.