O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai abrir um mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel. A nova formação foi criada “a pensar na transição elétrica do setor automóvel e nos desafios enfrentados por várias empresas do setor a operar na região do Alto Minho”, diz a instituição. O novo curso terá a duração de um ano e funcionará em regime pós-laboral.
A formação em questão irá funcionar em estreita articulação com empresas do setor automóvel a operar na região e com o CiTin, o único Centro de Tecnologia e Inovação do Alto Minho, localizado em Passos (Guilhadeses). As aulas presenciais irão decorrer nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC), distribuídas pela escola em Viana do Castelo e o polo em Arcos de Valdevez.
“O mestrado profissional em Eletrónica e Eletrificação Automóvel, que surge inserido no PRR-BAITS-IPVC – Plano de Resolução e Resiliência (Impulso Adulto), pretende responder às necessidades das empresas na região, não apenas para a reconversão e requalificação de seus quadros, mas também para promover a formação de novos quadros que necessitem de especialização avançada no contexto da transição elétrica e eletrificação automóvel”, acrescenta o IPVC em comunicado.