17.8 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioFreguesias“Junta de Arcos de Valdevez (São Salvador), Vila Fonche e Parada faz...

“Junta de Arcos de Valdevez (São Salvador), Vila Fonche e Parada faz uma utilização fútil dos dinheiros públicos”

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

A vereação municipal do PS “questiona a utilidade das iniciativas” apoiadas com dinheiros do erário público no âmbito do protocolo a celebrar com a Junta da União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Salvador), Vila Fonche e Parada. 

“Após solicitarmos documentação de suporte ao pedido de protocolo por parte desta agregação de freguesias, constatámos que o que vinha anunciado como apoio para ‘obras’ é, afinal um pedido de auxílio para atividades de muito questionável utilidade para os cidadãos desta união. Constatámos que o Sr. presidente da Junta, Rui Aguiam, dos cerca de 50 mil euros de apoio que solicita, faz neles incluir uma verba de 20 mil para um outdoor luminoso colocado na fachada da sede da Junta. Ora, parece-nos uma soma avultada e uma utilização fútil dos dinheiros públicos dispor de 20 mil euros do orçamento de uma junta para um berrante painel luminoso em pleno centro histórico de Arcos de Valdevez, no Bairro da Valeta. Não conseguimos descortinar qual o potencial interesse de tal estrutura, o que ganham os fregueses e o que beneficia a União das Freguesias com esta estrutura tão cara, denunciou o vereador João Braga Simões na reunião de Câmara de 1 de fevereiro. 

“Como se não bastasse, vem também solicitar 5 mil euros para uma iniciativa insólita: oferecer viagens de avião àqueles que nunca tenham andado de avião na freguesia. Segundo consta, uma viagem Porto-Lisboa, com regresso de autocarro e paragem no Santuário de Fátima. A somar a tudo isto, surge um pedido de 4 mil euros para assessoria jurídica para rever os regulamentos da Junta de Freguesia. Falamos daqueles regulamentos que todas as juntas elaboram e têm de atualizar. Falamos de uma Junta com presidente a tempo inteiro e a única do concelho com funcionários administrativos, mas, ainda assim, julga necessário subcontratar uma função básica da Junta, que é a de elaborar os seus próprios regulamentos, e para os quais, aliás, tal como todas as outras juntas, e bem, goza do apoio da Câmara”, ressalvou a oposição municipal. 

“Por tudo isto, conclui João Braga Simões, e contrariamente ao que é habitual nos votos dos vereadores do PS aos protocolos com as juntas de freguesia, não podemos concordar com esta utilização de dinheiros públicos tão displicente e com uma visão tão curta para aquilo que deve ser o serviço aos cidadãos. Em conformidade, votámos contra”, justificou o líder do PS. 

 

“Perseguição pessoal ao presidente da Junta” 

Contactado por este jornal, o presidente da Junta da União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Salvador), Vila Fonche e Parada lamentou a “perseguição” de que está a ser alvo. “Esta posição do PS é uma perseguição política à minha pessoa. Registo que o PS já votou a favor da atribuição de apoios para a realização de convívios por parte de outras freguesias, mas aí os vereadores do PS não acharam que era dinheiro mal gasto. Tem havido incoerência do lado do PS”, acusa Rui Aguiam. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes