17.8 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioMunicipioEstudo que mede a procura e o desempenho dos concelhos portugueses Município...

Estudo que mede a procura e o desempenho dos concelhos portugueses Município de Arcos de Valdevez 77.º no ranking nacional em 2022

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

O Município de Arcos de Valdevez tem vindo a melhorar paulatinamente o seu nível de desempenho na hierarquia do estudo ‘Portugal City Brand Ranking’ (da empresa Bloom Consulting), que lista os 308 concelhos portugueses com base na performance de marca. Segundo os registos mais recentes, referentes a 2022, o Município arcuense é 3.º no índice distrital (era 4.º em 2021), 28.º no contexto regional/norte (variação positiva de quatro posições face a 2021) e 77.º no ranking nacional (ascensão de 11 lugares em relação ao ano anterior). Este estudo, que engloba os dados aferidos nas áreas do turismo (“visitar”), negócios (“investir”) e talento (“viver”), mede a procura e o desempenho online dos concelhos nacionais, a partir das redes sociais. 

No plano distrital, o ranking é liderado por Viana do Castelo (6.º regional e 19.º nacional), seguido de Ponte de Lima (15.º regional e 39.º na “graduação” de Portugal) e de Arcos de Valdevez (28.º município nortenho e 77.º nacional). Abaixo deste pódio alto-minhoto, estão ordenados os concelhos de Valença (4.º distrital, 32.º regional e 89.º nacional), Caminha (5.º/38.º/102.º), Monção (6.º/40.º/109.º), Vila Nova de Cerveira (7.º/41.º/117.º), Melgaço (8º/48.º/146.º), Ponte da Barca (9.º/52.º/155.º) e Paredes de Coura (10.º/67.º/232.º).

 

Concelho arcuense procurado sobretudo pelos “pontos de interesse”

Na área específica do turismo (visitação), há quatro municípios do distrito em análise que aparecem em posições de destaque na hierarquia regional, com Viana do Castelo em 5.º lugar, Ponte de Lima em 13.º, Caminha em 21.º e Arcos de Valdevez na posição 23 do ranking (era 24.º em 2022). Também no campo dos negócios e do talento, há três concelhos da Ribeira Lima em posições de realce na região norte: Viana do Castelo (7.º), Ponte de Lima (16.º) e Arcos de Valdevez (26.º, uma subida de sete lugares face a 2021). 

Com base na antedita ordenação regional, o concelho de Arcos de Valdevez está colocado na posição 23 na categoria “visitar”, no lugar 26 na área “investir” (negócios) e na posição 39 na classe “viver” (recuo de cinco lugares nesta secção). À luz do estudo em apreço, na rubrica da pesquisa digital, o Município arcuense é, sobretudo, procurado pelos “pontos de interesse”, tal como o concelho de Ponte de Lima. Enquanto isso, Viana do Castelo sobressai pela praia, Ponte da Barca pela natureza, Paredes de Coura pelo campismo e Monção pelo lazer.

 

Alto Minho consolida posicionamento enquanto marca

Além do Município de Arcos de Valdevez, que subiu 11 lugares na “graduação” como já foi referido acima, também os municípios de Valença (“trepou” 17 posições), Melgaço (variação positiva de 13 lugares), Viana do Castelo (escalou cinco posições), Ponte da Barca (quatro lugares acima), Ponte de Lima (variação positiva de quatro posições) e Paredes de Coura (subiu um lugar) melhoraram em 2022 as classificações gerais relativamente ao ranking de 2021. Em contrapartida, Caminha e Vila Nova de Cerveira caíram cinco posições cada. Monção manteve-se inalterado (109.º do ranking nacional). 

O estudo ‘Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking’ baseia-se em dados quantitativos, sem qualquer tipo de manipulação externa (humana) com origem no ciberespaço.

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes