18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioAmbienteProjeto-piloto “Restos com Valor”

Projeto-piloto “Restos com Valor”

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Arrancou, na semana passada, o projeto de recolha seletiva, porta-a-porta, de biorresíduos (restos alimentares) para utilizadores não-domésticos do canal HORECA (hotelaria, restauração, etc.), cantinas escolares, IPSS e mercados, no concelho de Arcos de Valdevez.

A recolha seletiva de biorresíduos visa dar cumprimento ao estabelecido no Regime Geral de Gestão de Resíduos, no que diz respeito à obrigatoriedade de os resíduos alimentares serem separados e recolhidos num circuito próprio, de forma a não serem misturados com os outros resíduos, estando também enquadrado no Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2030.

Este projeto teve a sua primeira abordagem junto do público-alvo, através de ações de sensibilização e comunicação porta-a-porta. O circuito conta, atualmente, com 42 aderentes, entre restaurantes, unidades hoteleiras, mercados, escolas e IPSS, aos quais foram entregues contentores de 90L e 120L e definido o circuito de recolha. 

Depois de recolhidos, os biorresíduos serão tratados na Resulima, numa nova linha de tratamento dedicada à compostagem, onde serão transformados em fertilizante natural e reintegrados num novo ciclo, contribuindo assim para um melhor ambiente.

Para a realização desta iniciativa foi adquirido um veículo elétrico de pequenas dimensões para recolha de contentores de biorresíduos alimentares, além de 130 contentores (de cor castanha) para deposição seletiva de biorresíduos alimentares, bem como folhetos informativos com a definição das regras de utilização.

 

Reciclagem aumentou 9% no Vale do Lima e Baixo Cávado

A Resulima, entidade responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos municípios do Vale do Lima (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo) e do Baixo Cávado (Barcelos e Esposende), anunciou que registou no ano findo um aumento de 9% (face a 2022) na recolha seletiva de embalagens (de papel, plástico, metal, cartão e vidro). Esta evolução equivale a uma recolha de mais de 18 850 toneladas daqueles materiais.

Para este aumento contribuíram fatores como a maior participação por parte dos cidadãos, o investimento efetuado em viaturas, contentores, educação ambiental e recursos humanos afetos à recolha seletiva. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes