17.8 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioConcelhoCerimónia assinalada pelas promessas de lobitos e escuteiros

Cerimónia assinalada pelas promessas de lobitos e escuteiros

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Agrupamento 214 de Arcos Valdevez comemorou 60 anos

No passado dia 27 de abril, o Agrupamento 214 de Arcos de Valdevez do Corpo Nacional de Escutas (CNE) logrou mais uma meta na sua história festejando os 60 anos da data da sua filiação “ao serviço da juventude arcuense”, numa cerimónia concorrida e na qual participaram antigos e atuais escuteiros, pais e encarregados de educação, familiares mais próximos e amigos da associação que está sediada desde 2016 em Rio Frio (Centro Escutista de Arcos de Valdevez). 

A jornada festiva arrancou com a celebração na Igreja Matriz de uma Santa Missa pelo assistente do Agrupamento, padre Aventino Freitas, eucaristia durante a qual elementos de várias secções realizaram a sua promessa de novos lobitos e de novos escuteiros, enquanto os atuais e antigos escuteiros fizeram renovação de promessas, tornando este dia mais especial para todos aqueles que representam os valores do escutismo católico português.

O chefe da Junta Regional de Viana do Castelo, Henrique Amorim, felicitou o Agrupamento 214 de Arcos de Valdevez pelas seis décadas de vida. “É um momento de alegria estar presente neste ato comemorativo assinalado pela renovação de promessas, é um sinal de dinamismo. O escutismo deve renovar-se e o Agrupamento 214 renovou-se recentemente com a eleição da nova chefe, Raquel Dias, a quem desejo as maiores felicidades”. A nova responsável sucede a Fernando Ribeiro, que deixou o cargo a 26 de fevereiro, após mais de cinquenta anos de serviços prestados.

O chefe regional dos escuteiros lembrou ainda o grande encontro marcado para o próximo verão. “Toda a região vai estar no concelho de Arcos de Valdevez [Paço de Giela] de 28 de julho a 2 de agosto para o sexto Acampamento Regional (ACAREG), queremos que seja a maior atividade escutista do Alto Minho. Já realizámos cinco ACAREG este será o sexto, todos os outros foram realizados no Município de Viana do Castelo. Quisemos inovar!”, sublinhou Henrique Amorim, que está à frente da Junta Regional de Viana do Castelo desde 2022. 

O sexto ACAREG será subordinado ao tema ‘Missão Terra’, sob o slogan ‘Faz a Diferença’.

De referir que o Agrupamento 214 de Arcos de Valdevez conta atualmente com 51 elementos efetivos: 7 lobitos, 19 exploradores, 14 pioneiros, uma caminheira em formação para dirigente, 9 dirigentes e o assistente padre Aventino Freitas.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes