18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioConcelhoProjetos de Arcos de Valdevez aprovados pelo PRR Obra de melhoria do...

Projetos de Arcos de Valdevez aprovados pelo PRR Obra de melhoria do acesso para pessoas com mobilidade reduzida entre a “Ponte Nova” e a Ponte do Toural

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Dos projetos aprovados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no que ao concelho de Arcos de Valdevez diz respeito, sobressai a iniciativa “Acessibilidade 360º – Melhoria das acessibilidades no espaço público da vila de Arcos de Valdevez”. O projeto, com um valor total de 936 620 euros, dos quais já foram pagos 280 980 euros, enquadra-se na dimensão da “resiliência”, componente de respostas sociais, devendo estar concluído até 31 de dezembro de 2025.

Segundo o descritivo, a empreitada “compreende uma área de intervenção de cerca de 10 mil metros quadrados, essencialmente na frente ribeirinha da margem direita do rio Vez, incorporando as avenidas Mário Soares e Recontro de Valdevez/Campo do Trasládário e parte da Avenida Osvaldo Gomes”. 

Os trabalhos em curso englobam “a mais importante parte do centro urbano da vila arcuense, onde estão localizados diversos edifícios de habitação, serviços, comércios e vários equipamentos públicos desportivos, transporte e proteção civil, assim como diversos espaços verdes de lazer e de utilização pública”. 

Complementarmente, a iniciativa pretende “privilegiar a ligação entre os principais polos de circulação pedonal no centro da vila, procurando regenerar, nas áreas de intervenção, as atividades económicas e sociais. Todas as passadeiras existentes na área de intervenção passarão a ser niveladas pela altura dos passeios, e tratadas por forma a reforçar as condições de segurança por parte dos transeuntes”. O comprimento das passadeiras “vai ser diminuído” em virtude de “os passeios, nas esquinas, terem um incremento na sua largura”. Os percursos interiores, na continuidade da operação, “serão requalificados e tornados acessíveis, promovendo a circulação pedonal a outras zonas de interesse do centro urbano da vila de Arcos de Valdevez”. 

 

Intervenção visa “criar um espaço mais fluído e sem barreiras arquitetónicas”

O investimento tem em vista “criar um espaço mais fluído e sem barreiras arquitetónicas físicas e visuais”, daí que “a distribuição de percursos e jardins seja reorganizada e dotada de equipamento e mobiliário urbano acessível”. Neste sentido, “a infraestrutura viária, em toda a sua extensão, foi pensada de forma a que os passeios obtenham um perfil adequado, desimpedido de mobiliário urbano ou outro tipo de estruturas, libertando espaço e criando corredores de circulação pedonal seguros e agradáveis”. Estes “percursos acessíveis” são “diferenciados pelo contraste de cor dos pavimentos e instalação de pavimentos táteis de encaminhamento”, assim como pela “localização das árvores e equipamentos que servem como elementos balizadores do espaço canal”. 

No que concerne à compatibilização de materiais, “devido à existência nos passeios de pavimento com a superfície vidrada, e pela vontade popular de o conservar”, a empreitada prevê uma “mescla deste material com microcubo de granito de 5x5cm, a fim de assegurar a segurança e a acessibilidade dos peões”. As zonas dedicadas aos atravessamentos pedonais, passagens de peões serão niveladas, tanto com os passeios como com as faixas de rodagem, mas com “pavimento diferenciado e totalmente acessível”. 

Quanto ao parqueamento, serão “redimensionados e/ou projetados lugares de estacionamento reservado a pessoas com mobilidade condicionada, com amplos espaços de manobra para o acesso às viaturas”. 

 

Outros projetos financiados pelo PRR

. CITIN – Centro de Interface Tecnológico Industrial

Valor de projeto | 1,3 milhões de euros

Data de conclusão | 30 de junho de 2026

. Descarbonização na Sarreliber

Valor do projeto | 436 130 euros

Data de conclusão | 30 de junho de 2026

. Projeto da ACIAB – Medida “Formação Emprego + Digital”

Valor total do projeto | 169 520 euros

Data de conclusão | 30 de setembro de 2025

. Reabilitação de dois fogos na Escola Primária de Parada (lugar do Côto)

Valor total do projeto | 131 450 euros

Data de conclusão | 30 de junho de 2026

. Diversos projetos de “apoio para a criação de emprego estável”

. Inúmeras iniciativas ligadas à “eficiência energética em edifícios residenciais” 

. Vários projetos no âmbito do programa “Acelerador Qualifica”

Fonte: recuperarportugal.gov.pt

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes