Realiza-se, de 5 a 7 de julho, na vila de Arcos de Valdevez (Campo do Trasladário), a 2.ª edição da Feira do Livro Independente – Livrindie.
A Livrindie é um projeto cultural que visa promover o livro e a literatura independentes, neste sentido, a produção e organização da ContraEscrita Edições (de Filipe Faro da Costa) convidou diversas editoras independentes, bem como autores e artistas de várias áreas a participar no evento.
O mote desta edição é a defesa do objeto “Livro” enquanto suporte para todas as artes, acompanhando os projetos independentes, e por esse motivo todas as artes estarão presentes nesta 2.ª Edição através do livro, mas não só. No ano transato foram sete as editoras participantes, este ano serão doze. Em 2023, houve quatro apresentações literárias, além de músicos e fotógrafos que participaram em diferentes moldes, estimando-se duplicar o registo este ano.
Das editoras convidadas estão confirmadas as presenças de Falas Afrikanas, Planeta Tangerina, Abysmo, Araucária, Chili Com Carne, Arte In Web, Principia, Nova Geração, Apuro, Officina Noctua, Sistema Solar/Documenta e, por fim, a ContraEscrita. Esta 2.ª Edição contará também com um aumento considerável do número de apresentações literárias, esperando-se pelo menos dez autores a apresentar as suas obras, aguardando-se ainda a finalização de algumas inscrições pendentes.
No decorrer do evento a comunidade será convidada a participar em workshops, tertúlias, apresentações literárias, declamação de poesia, espetáculos musicais e outras diversas surpresas.
Entre os convidados repetem a experiência de 2023 Ana Catarina Barbosa (dizedora), Eduardo Pimenta (fotógrafo), Philipe Pharo (poeta, contista e sonoplasta), Bernardo Antunes (músico) e o Conservatório de Música de Arcos de Valdevez. Serão estreantes Paulo José Borges (poeta), Neusa Veloso (poetisa), Cristina Machado (autora), Erdan Nightwalker (autor), Miguel RIVA (músico), Jorge Braga (autor), Julieta Gomes (projeto criativo Plurallma) e Jorge Pinto (autor e atualmente deputado à Assembleia da República).
A Livrindie convida a comunidade a conhecer livros e artistas das mais diversas áreas, e oferece a quem for artista – mesmo que ainda não tenha saído do armário – a oportunidade de conhecer e participar através do espaço Open House.
Sendo um evento independente promovido e organizado pela ContraEscrita Edições, sem verbas ou financiamentos institucionais e produzido com um orçamento reduzido, esta organização obteve o apoio particular, empresarial e comercial de boa parte da sociedade civil arcuense que contribuiu para que o mesmo se construa e realize.
O Município de Arcos de Valdevez, através da Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, contribuiu por via da cooperação na área do licenciamento e no âmbito da promoção da leitura e do livro, em virtude do caráter cultural e da sua mais-valia comunitária e social, bem como pelo caráter inovador do evento na região.