Início Política Assembleia Municipal | Votos

Assembleia Municipal | Votos

0
55

Pesar

. Sob proposta dos grupos municipais do PS e do PSD, bem como do presidente da Assembleia Municipal, foram aprovados, por unanimidade, três votos de pesar pelo falecimento do presidente da Junta da União das Freguesias de Arcos de Valdevez (São Paio) e Giela, Francisco Mendes. “Era uma pessoa muito educada, dedicada, empenhada e disponível para a comunidade, enquanto autarca, e para as diferentes instituições onde se envolveu, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia”, disse dele Francisco Araújo. 

O deputado socialista Jorge Barros relevou como principais “traços de caráter” de Francisco Mendes o “trato afável”; o “esforço a que se sujeitava para participar na causa pública, apesar das suas evidentes limitações físicas”; o “respeito e consideração que tinha pelos representantes de todas as forças políticas”; o “pai orgulhoso”; e o “avô presente”. 

. Por iniciativa do PSD, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo passamento de José Araújo, ex-presidente da Junta da União das Freguesia de São Jorge e Ermelo. “Foi um autarca sempre disponível, cumpridor das suas obrigações e defensor dos interesses e necessidades sentidas pela sua freguesia. Foi também um grande dinamizador da atividade folclórica na freguesia e no concelho”, evocou o presidente da Junta da União das Freguesiasde Vilela, São Cosme e São Damião e Sá, Alberto Faria. 

. Sob proposta do presidente da Junta da União das Freguesias de Jolda Madalena e Rio Cabrão, foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Manuel Dias Pereira, ex-tesoureiro (entre 1985 e 1998) da Junta de Jolda Madalena. “Além de um membro sempre disponível para o progresso da freguesia, Manuel Dias Pereira foi um dos pioneiros do movimento associativo em Jolda Madalena”, reconheceu Rui Amorim. 

 

Louvor

. Sob iniciativa do grupo municipal do PSD, foi aprovado, por unanimidade, um voto de louvor ao Agrupamento 214 do Corpo Nacional de Escutas pelos 60 anos de atividade. “É de louvar publicamente a ação dos Escuteiros de Arcos de Valdevez na vida concelhia e o papel que os mesmos têm na vida de milhares de jovens ao longo deste trajeto, através da difusão de valores baseados na educação, no trabalho em equipa e na vida ao ar livre”, elogiou o deputado Norberto Brito.  

. Por diligência do PSD e do CDS, foi aprovado um voto de louvor à associação ADECAS, pela “subida à 1.ª Divisão Distrital do principal campeonato da Associação de Futebol de Viana do Castelo, concretizando uma ambição do clube”, regozijou-se o deputado Fernando Fonseca.

. Por iniciativa do grupo municipal do PSD, através do deputado João Carlos Barbosa, foi atribuído um voto de louvor à associação ARCAS, pela “vitória da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo na modalidade de futsal (equipa sénior masculina)”.  

. Sob proposta do PSD, foi aprovado, pelos 58 membros presentes na sala, um voto louvor à Associação Recreativa e Cultural de Guilhadeses, “cuja equipa juvenil foi campeã distrital pela terceira vez, fruto do trabalho, da dedicação e do empenho de diretores, técnicos, atletas e colaboradores”, enalteceu o deputado José Lago Gonçalves. 

. Por iniciativa do PSD, foi aprovado, por unanimidade, um voto de louvor a várias associações/clubes e atletas, designadamente CRAV, CNAV (atleta Diogo Araújo) e ACDAV. Também a organização do Torneio Revolution Cup (futebol infantil) mereceu igual reconhecimento, por “ter movimentado mais de 1100 atletas”, felicitou Norberto Brito. 

. Sob proposta da deputada Helena Silva (PSD), foi aprovado, por unanimidade, um voto de louvor ao Reverendo Frei Artur Pais Pereira. “No passado dia 23 de junho, completou 50 anos de sacerdócio, de serviço à comunidade e às gentes das suas paróquias. E, no próximo mês de setembro, faz 24 anos que chegou à freguesia de Távora Santa Maria o padre Artur Pais Pereira. […] A renovação do santuário da Senhora da Piedade, a beneficiação da Igreja Paroquial, a organização da Paróquia e do seu espólio, a fundação de um Centro Caquético Interparoquial e a criação de um grupo de jovens foram as suas prioridades desde o início”, disse dele a deputada Helena Silva. 

 

Congratulação

. Sob proposta do deputado Vítor Sousa (PS), foi aprovado, por unanimidade, um voto de congratulação ao atleta Diogo Araújo (CNAV), pela sua “notável trajetória na canoagem e pela recente convocatória para a Seleção Nacional de Canoagem sub-21”.

. Por iniciativa de PS e PSD, foram aprovados, por unanimidade, votos de congratulação à associação ARCAS, pela “vitória na Taça de Futsal da Associação de Futebol de Viana do Castelo” (equipa masculina) e pelo “notável trabalho em prol do futsal masculino e feminino”.

. Sob proposta do PS, foi aprovado um voto de congratulação à associação ADECAS, pela sua “notável promoção ao escalão máximo da Associação de Futebol de Viana do Castelo”. 

. Sob indicação do PS, através da deputada Ana Gave, foi aprovado, por unanimidade, um voto de congratulação à investigadora Liliana Neves, pela sua “entrega e dedicação ao mundo da História”, fruto do qual resultou a “atribuição do VII Prémio de Investigação sobre o Camiño de Santiago e das Peregrinações – 2024, que distinguiu a sua tese doutoral”.