Início Comunidades Celebração do 11 de Novembro na Bélgica

Celebração do 11 de Novembro na Bélgica

0
14

O Núcleo da Liga dos Combatentes (LdC) de Gent (Bélgica), do qual é secretário o arcuense Victor Alves Gomes, organizou, pelo sétimo ano consecutivo, as cerimónias do 11 de Novembro, data que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial nessa mesma cidade. A cerimónia decorreu, uma vez mais, em frente da Placa em memória dos soldados portugueses mortos na frente Belga. 

A Placa foi instalada pelo Estado Belga em sinal de reconhecimento pelo serviço prestado pelos soldados do Corpo Expedicionário Português que morreram ou combateram não só em território francês como também participaram na libertação de uma parte do território belga nos últimos meses do conflito.

Estiveram presentes na cerimónia o embaixador de Portugal no Reino da Bélgica, Jorge Cabral; o representante militar de Portugal na NATO e na UE, general Paulo Mateus; o comandante militar da Província da Flandres Oriental, tenente-coronel Geert Loier; o cônsul honorário de Portugal em Lille, Bruno Cavaco; e o presidente da Câmara de Richebourg (onde se situa o Cemitério Português no norte da França), Jérôme Demulier.

Vieram propositadamente de Portugal o vianense José Maria Costa, deputado à Assembleia da República e vice-presidente da Comissão de Segurança Nacional; Manuel Oliveira Pereira, presidente da LdC em Ponte de Lima; Faustino Lopes, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Tabuaço; e Tito de Morais, historiador. 

Além dos discursos das entidades oficiais presentes, os membros da LdC leram em voz alta o nome dos soldados portugueses que tombaram na frente de batalha no território belga, num ambiente solene, de profundo silêncio e respeito.

A 11 de Novembro celebra-se o fim da Primeira Guerra Mundial, conflito que se prolongou de 1914 até às 11 horas do dia 11 de Novembro de 1918. Portugal participou na guerra ao lado dos Aliados. Em memória dessa mesma participação, existe em Gent uma placa de agradecimento aos portugueses, que foi erigida em 1928 e na qual se lê a seguinte mensagem: “Em honra dos soldados Portugueses que lutaram na frente belga pela causa da Lei”.

O dia 11 de Novembro não é só um feriado na Bélgica, é também uma oportunidade para, pelo menos uma vez por ano às 11 horas, instituir um minuto de silêncio, e assim refletirmos sobre o sacrifício de aqueles que ontem, hoje e, quem sabe, amanhã lutaram, lutam ou lutarão pela nossa Liberdade e pelo Triunfo do Direito. 

Liga dos Combatentes contém 118 núcleos

A LdC, inicialmente designada por LdC da Grande Guerra, foi fundada em 1923 para apoiar os veteranos de guerra e manter o dever de memória. Volvidos mais de cem anos, a LdC continua a ser uma instituição e ideal patriótico e de carácter social, sem fins lucrativos, declarada Instituição de Utilidade Pública desde 1939.  A Liga possui 118 núcleos espalhados por Portugal e pela Diáspora, detendo núcleos na Europa, nas Américas e na Asia. O núcleo de Gent é o mais recente núcleo criado na Diáspora, para já o único existente na Benelux e na Europa do Norte e Leste.

Este núcleo existe para preservar e valorizar os lugares de memória dos nossos combatentes e a nossa história comum com o Reino da Bélgica.  Além da cerimónia do 11 de Novembro e da participação na festa do 10 de Junho do corrente ano, o núcleo de Gent organizou uma visita de estudo ao Museu Militar de Bruxelas. 

O núcleo organizou ainda uma visita à secção portuguesa do cemitério dos combatentes da Primeira Guerra Mundial na Antuérpia e, no dia 1 de Novembro, procedeu à limpeza das campas e à deposição de uma coroa de flores junto desses mesmos combatentes.

Victor Alves Gomes 

 Secretário da Liga dos Combatentes