O concelho de Arcos de Valdevez esteve representado entre os finalistas da 27.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto” e não deixou os seus créditos por mãos alheias. Maria Morant, de 27 anos, foi a grande vencedora do galardão na categoria de Râguebi, na gala que decorreu em Barcelos no passado dia 11 de dezembro.
A raguebista, atleta do clube espanhol CRAT Residency Rialta, com passagens anteriores pelo CRAV e pela Agrária Coimbra, estava na lista das finalistas com mais duas nomeadas dos Arcos (o pleno), Jéssica Barros e Inês Sousa, jogadoras que envergam as cores do CRAV.
Entre os nomeados o concelho arcuense contou ainda com José Carlos Caçador Marinho, atual presidente da Associação de Pesca Desportiva do Vez e vice-presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva na categoria de Dirigente, mas a escolha dos jurados recaiu sobre Miguel Ribeiro, que preside à SAD do FC Famalicão.
Esta gala “coroou” ainda o piloto de motociclismo Joaquim Rodrigues na categoria Consagração, o futebolista Diogo Dalot (Manchester United) na categoria Futebol Profissional, o hoquista Gonçalo Alves (FC Porto) com o Grande Prémio do Júri Individual e a Associação Portuguesa de Deficientes de Braga com o Grande Prémio do Júri Coletivo.
Ainda antes da entrega das estatuetas, foram homenageados os campeões europeus e mundiais, assim como todos os atletas que participaram nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com realce para o ciclista vianense Iúri Leitão, que logrou duas medalhas nas Olimpíadas de Paris.