Nascido na Suíça há 33 anos, mas com raízes familiares em Rouças (Gavieira), Patrick Rouceiro começou com apenas 12 anos a trabalhar em terras helvéticas na área da construção civil e aí lançou, em 2013, uma empresa ligada ao ramo. Depois de maturar a ideia com a família e de várias interações com representantes do setor, decidiu que era em Portugal que queria fazer vida através do aluguer e venda de equipamentos de construção (sistemas de cofragem e escoramentos) de “alta qualidade”.
“A decisão de vir viver para os Arcos concretizou-se em 2022 por razões culturais e afetivas, pois sempre estive muito ligado a Portugal e aos Arcos, aqui vinha várias vezes por ano para conviver com os meus avós. Foi um momento marcante para a família. A minha mulher, da Galiza, e os nossos dois filhos estão perfeitamente ambientados ao concelho de Arcos de Valdevez e tudo corre bem com os pequenos na pré-escola”, conta Patrick Rouceiro, que mantém atividade empresarial na Suíça, mas só no setor imobiliário.
Apesar de jovem, Patrick goza de vasta experiência no mercado da construção e está apostado em expandir a operação em Portugal no ano que vem. “A Rouceiro é uma empresa especializada no aluguer e venda de sistemas de cofragem e escoramentos. Também promovemos estudos de projeto, adaptados a cada obra, para rentabilizar a operação em benefício dos clientes. É nosso propósito responder a necessidades do mercado português, ajudando com isso a resolver os desafios que muitos pequenos e médios construtores enfrentam, mas também temos uma parceria com um fornecedor da Alemanha que permite oferecer os nossos serviços a empreitadas maiores, como túneis e barragens”, ressalva Patrick, “grato” a diversos agentes arcuenses pela ajuda à instalação da empresa em Portugal.
Com uma sólida experiência no setor da construção, Patrick fundou a Rouceiro para o mercado nacional a fim de oferecer soluções que colmatem a escassez de equipamentos neste ramo, de molde a impulsionar o sucesso da atividade em Portugal. “O mercado da construção está a aceitar muito bem esta nossa oferta desde finais de 2023. Há um grande défice na área do aluguer de andaimes e sistemas de cofragem, por isso, temos tido bastante procura a nível nacional. Além de Arcos de Valdevez e concelhos vizinhos, já alugámos material para localidades como Santarém, Lisboa, Porto, Mirandela… Garantimos, caso necessário, o transporte dos equipamentos, através de empresas subcontratadas”, explica Patrick, interessado em acrescentar valor ao setor da construção.
“Estamos empenhados em aportar a nossa experiência e paixão em prol da construção em Portugal. Estamos comprometidos em oferecer soluções pioneiras (e inovadoras) e parcerias duradouras. A empresa Rouceiro ambiciona trilhar um caminho de crescimento contínuo, concentrando-se sobretudo no aluguer e venda de cofragens, materiais complementares e andaimes de alta qualidade”, reforça.
Com o objetivo de difundir os serviços que oferece ao mercado português, a Rouceiro vai participar na 27.ª edição da Tektónica – Feira Internacional de Construção, a realizar em Lisboa, de 10 a 12 de abril de 2025.
A.F.B.