6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Terça-feira, Janeiro 14, 2025
InícioConcelhoConcelho dos Arcos recebe elogios por esse mundo fora

Concelho dos Arcos recebe elogios por esse mundo fora

Date:

Relacionadas

Aprovado apoio para projeto da “Branda Científica de São Bento do Cando”

Para o desenvolvimento do projeto “Branda Científica de São...

Arcuense promotor de grandes concertos em New Haven (Connecticut)

Fernando Pinto, natural de Oliveira, saiu de Portugal ainda...

Convívio de Natal na Casa do Concelho em Lisboa

A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em...

Râguebi CRAV garante apuramento para a fase final

Ao vencer em casa o Guimarães RFC por 24-10,...
spot_imgspot_img

A imprensa (nacional e internacional) e os blogues de viagens têm multiplicado reportagens (algumas das quais custeadas pelo Município) sobre os Arcos: destino de eleição para quem quer estar no meio da natureza, visitar património, experimentar cultura e degustar iguarias locais. Enfim, uma lufada de otimismo.

O concelho de Arcos de Valdevez tem merecido avaliações muito positivas por parte dos bloggers e da imprensa nacional e internacional que, entre outros elementos, gabam as paisagens, os petiscos e os recantos debruçados sobre os rios Lima e Vez ou sobre a serra de Soajo. 

A título de exemplo, o jornal La Voz de Galicia é pródigo nos elogios. Numa reportagem de diversas páginas, a publicação galega percorre os vários “tesouros” que dão vontade de descobrir. A jornalista M. Rodríguez e o repórter fotográfico Santi M. Amil admiraram os socalcos de Sistelo; calcorrearam a eira dos espigueiros na vila de Soajo; empunharam a máquina no miradouro de Tibo com vistas deslumbrantes para a serra de Soajo; fizeram introspeção no santuário de Nossa Senhora da Peneda; ficaram fascinados com a Igreja do Espírito Santo, centro interpretativo do Barroco… Mas o que faz mesmo dos Arcos uma localidade hospitaleira e próxima das pessoas, escreve La Voz de Galicia, é a “generosidade das pessoas, a degustação da gastronomia caseira e a miríade de produtos artesanais, produzidos durante gerações”.

O concelho arcuense também foi notícia no britânico The Guardian e em vários blogues de viajantes, que embalam sempre uma enxurrada de elogios. Aos aventureiros é recomendado um passeio de jipe pela serra de Soajo, uma caminhada pelos vários trilhos, um passeio de bicicleta na ‘Floresta Encantada’ da Miranda, o atravessamento da ecovia do Vez ou a observação das Estrelas no Parque de Observação da Porta do Mezio (Soajo).

Para os aficionados de cultura e património nada melhor do que conhecer os fortes do Extremo, visitar o santuário de Nossa Senhora da Peneda, explorar o Paço de Giela e entrar no Espaço Valdevez.

Já os amantes da boa comida podem degustar os típicos sabores dos Arcos (a começar pela carne cachena) nos restaurantes locais, assim como provar a rica doçaria da Terra.  

Se no rating da economia o concelho de Arcos de Valdevez é notícia pelas piores razões (por estar na cauda dos índices regionais e nacionais), já na vertente turística é cada vez mais uma referência no turismo de natureza.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes