A imprensa (nacional e internacional) e os blogues de viagens têm multiplicado reportagens (algumas das quais custeadas pelo Município) sobre os Arcos: destino de eleição para quem quer estar no meio da natureza, visitar património, experimentar cultura e degustar iguarias locais. Enfim, uma lufada de otimismo.
O concelho de Arcos de Valdevez tem merecido avaliações muito positivas por parte dos bloggers e da imprensa nacional e internacional que, entre outros elementos, gabam as paisagens, os petiscos e os recantos debruçados sobre os rios Lima e Vez ou sobre a serra de Soajo.
A título de exemplo, o jornal La Voz de Galicia é pródigo nos elogios. Numa reportagem de diversas páginas, a publicação galega percorre os vários “tesouros” que dão vontade de descobrir. A jornalista M. Rodríguez e o repórter fotográfico Santi M. Amil admiraram os socalcos de Sistelo; calcorrearam a eira dos espigueiros na vila de Soajo; empunharam a máquina no miradouro de Tibo com vistas deslumbrantes para a serra de Soajo; fizeram introspeção no santuário de Nossa Senhora da Peneda; ficaram fascinados com a Igreja do Espírito Santo, centro interpretativo do Barroco… Mas o que faz mesmo dos Arcos uma localidade hospitaleira e próxima das pessoas, escreve La Voz de Galicia, é a “generosidade das pessoas, a degustação da gastronomia caseira e a miríade de produtos artesanais, produzidos durante gerações”.
O concelho arcuense também foi notícia no britânico The Guardian e em vários blogues de viajantes, que embalam sempre uma enxurrada de elogios. Aos aventureiros é recomendado um passeio de jipe pela serra de Soajo, uma caminhada pelos vários trilhos, um passeio de bicicleta na ‘Floresta Encantada’ da Miranda, o atravessamento da ecovia do Vez ou a observação das Estrelas no Parque de Observação da Porta do Mezio (Soajo).
Para os aficionados de cultura e património nada melhor do que conhecer os fortes do Extremo, visitar o santuário de Nossa Senhora da Peneda, explorar o Paço de Giela e entrar no Espaço Valdevez.
Já os amantes da boa comida podem degustar os típicos sabores dos Arcos (a começar pela carne cachena) nos restaurantes locais, assim como provar a rica doçaria da Terra.
Se no rating da economia o concelho de Arcos de Valdevez é notícia pelas piores razões (por estar na cauda dos índices regionais e nacionais), já na vertente turística é cada vez mais uma referência no turismo de natureza.