A escola da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez (SMAV) promoveu, no passado dia 28 de dezembro, no auditório do Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez, a audição pública de dezenas de alunos (individualmente e classe de conjunto) que frequentam a instituição, com vista à atribuição de notas referentes ao primeiro período. A atividade, que decorreu na presença de pais/encarregados de educação, bem como do presidente e dos diretores da SMAV, foi o corolário de meses de ensino/aprendizagem em três áreas: formação musical, aula individual de instrumento e aula de conjunto (orquestra) de sopro.
A sessão incluiu a Orquestra de Sopros; a Classe do Quarteto de Saxofones, com Beatriz Alves Sousa, Matilde Ribeiro, Francisco Sousa e Tiago Pereira; a Classe de Clarinete, com Carlota Galvão, Eduardo Sousa e Diana Pereira; a Classe do Quarteto de Clarinetes, com Diana Pereira, Eduardo Sousa, Rafael Fernandes e Carlota Galvão); a Classe de Flauta Transversal, com Bruna Fernandes e Maria Isabel Sá; a Classe de Trompa, com David Silva; a Classe de Trompete, com Tomás Cunha, Rafael Pereira e Bruno Alves; a Classe de Oboé, com João Pedro Galvão; a Classe de Eufónio, com Santiago Fernandes; a Classe de Percussão, com Beatriz Cunha Sousa; a Classe de Saxofone, com Vicente Araújo, Ana Luísa Mota, Matilde Ribeiro, Gustavo Pacheco, Tiago Pereira, Beatriz Alves Sousa e Francisco Sousa; a Classe de Iniciação Musical A e B, bem como a Formação Musical B.
Sem surpresa, neste importante momento de formação, ressaltou a performance musical dos jovens músicos. Uma palavra para a competência e empenho inexcedível dos professores Álvaro Pinto, Beatriz Silva, Eduardo Pereira, Helena Silva, Juliana Sousa, Rafael Fernandes, Ricardo Araújo e Rui Sousa.
A SMAV, grata ao padre Aventino Freitas pela cedência de instalações, está a realizar obras de beneficiação do imóvel onde está sediada (em Silvares) a Escola de Música.