Reconfiguração da Câmara com o presidente em exercício Olegário Gonçalves e o novo vereador empossado Marco Aurélio Amorim

0
14

Olegário Gonçalves estreou-se publicamente nas novas funções de presidente em exercício da Câmara arcuense na reunião do executivo municipal ocorrida a 24 de abril, na qual Marco Aurélio Amorim (PSD) assumiu, por direito próprio, segundo a lista concorrente às eleições autárquicas de 2021, o lugar deixado vago na vereação, na decorrência da suspensão do mandato por parte de João Manuel Esteves, que se apresenta a sufrágio pelo círculo de Viana do Castelo às eleições para a Assembleia da República nas listas da AD – Coligação PSD/CDS.

Nesta reunião foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Papa Francisco, “líder da Igreja Católica e figura proeminente de relevância espiritual, humanitária e social à escala global”, avultou a vereadora Emília Cerdeira. 

Já o vereador João Braga Simões apresentou nota de pesar pelo falecimento de “Mário Pinho da Silva, agraciado, pelo Município, em 2023, por ter sido o grande responsável pelo financiamento do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, que mudou o panorama dos cuidados de saúde no concelho”.

Recorde-se que Mário Pinho da Silva foi presidente da Comissão Instaladora da Administração Distrital de Saúde de Viana do Castelo entre 1977 e 1979, e, nessa qualidade, foi o responsável por indicar o concelho de Arcos de Valdevez como um dos territórios a receber financiamento para um novo Centro de Saúde pela Agency for International Development (Estados Unidos da América). 

Por outro lado, sob proposta da maioria social-democrata, foi apresentada uma “congratulação” ao médico arcuense António Táboas por ter sido agraciado com a “Medalha dos Serviços Distintos (Grau Ouro) do Ministério da Saúde”.

De igual modo, por iniciativa do PSD, foi feita “uma congratulação às duas Escolas de Dança de Arcos de Valdevez que participaram no All Dance Portugal 2025, nomeadamente a Associação Arte_Dança – DANCEFUEL e o Studio 601”.    

Por fim, a vereadora Emília Cerdeira felicitou o Restaurante Costa do Vez por ter recebido “o Plato de Oro, Prémio Nacional de Gastronomia, pelo Comité Nacional de Radio Turismo y Asicotur – Espanha, no início das comemorações da Região Europeia de Gastronomia e Vinhos em Ponte de Lima”. 

 

Unidade de Retaguarda não entrou em funcionamento na data anunciada

A Unidade de Retaguarda deveria ter começado a funcionar a 11 de fevereiro de 2025, como foi anunciado no ato de assinatura dos protocolos entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez (SCMAV) e o Município arcuense, mas esta unidade de internamento social, instalada no segundo piso do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez (CSAV), conheceu um atraso motivado por razões de natureza processual.

Em resposta a uma interpelação do vereador João Braga Simões, o presidente em exercício da Câmara Municipal frisou que “o protocolo tripartido que foi efetuado teve uma sequência de avanços e recuos, porque o mesmo carecia de algumas correções – nos termos em que foi feito, estava pendente do parecer do Tribunal de Contas. Assim, sob proposta da nova Direção da ULSAM, vai ser preciso fazer uma revisão ao protocolo. Se tudo correr como o planeado, até dia 2 de maio, o protocolo estará definido e assinado, uma vez que restam apenas algumas arestas para limar entre a Direção da ULSAM e a SCMAV”, adiantou Olegário Gonçalves. 

“A nossa vontade é que a Unidade de Retaguarda comece mesmo a funcionar a 2 de maio”, anunciou o edil municipal.