A exemplo de outras freguesias do concelho, também a Junta de Freguesia de Cendufe está a promover cuidados de saúde e enfermagem, no âmbito do programa ‘Saúde n’Aldeia’, iniciado a 11 de janeiro de 2025. Os serviços disponibilizados à população não acarretam qualquer custo para os aderentes. Sob solicitação, a Junta providencia, igualmente, o transporte das pessoas interessadas em aceder ao programa.
“Nesta fase, a adesão tem sido razoável. O nosso objetivo é proporcionar cuidados básicos de saúde em regime de grande proximidade, nas instalações da sede da Junta”, disse ao NA o presidente da autarquia, Filipe Silva.
De quatro em quatro semanas, um médico e uma enfermeira prestam diversos serviços médicos, nomeadamente vigilância de parâmetros de saúde (tensão arterial, pulso, glicemia, saturação de oxigénio sanguíneo, perímetro abdominal e, quando indicado, monitorização do colesterol), consultas médicas para tratamento de problemas de saúde ou avaliação médica para emissão de atestados (carta de condução, uso e porte de arma…).
Complementarmente, os utentes podem requerer, se necessário, a renovação de receitas crónicas, dispensando, assim, deslocações ao Centro de Saúde de Arcos de Valdevez.