O jovem Rui Brito, de Jolda Madalena, é um dos grandes vencedores, a par de Nuno Ferreira, do Accelerate Challenge 2023 – The Digital Energy Transition, competição universitária com o alto patrocínio da prestigiada Siemens.
Estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Rui Brito, que frequentou o Agrupamento de Escolas de Valdevez, vai ter oportunidade de fazer um estágio remunerado de 12 meses na Siemens e uma viagem à central de baterias que a multinacional alemã ajudou a instalar na Madeira.
Este desafio académico, que passou pela criação do projeto de uma infraestrutura de energia elétrica utilizando ferramentas da Siemens, teve como objetivo ajudar a melhor preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
A dupla vencedora teve “oportunidade de conhecer algumas das nossas soluções tecnológicas, que puderam ver aplicadas no Smart and Sustainable Campus, e que estão a apoiar a Siemens no objetivo de carbono zero até 2030. Estas mesmas soluções podem ser aplicadas noutras infraestruturas, promovendo a transição energética digital e a descarbonização da economia”, diz em comunicado a Siemens.
Participaram na competição 38 estudantes, repartidos por 17 equipas, pertencentes a dez instituições.
A FEUP, onde estudam Rui Brito e Nuno Ferreira, irá receber soluções tecnológicas para reforçar a sua oferta letiva.