O Rancho Folclórico de S. Paio abrilhantou o 31.º Festival de Folclore do Alto Minho, realizado no passado dia 11 de junho em Valença, sob organização do Grupo Folclórico de Ganfei, com o apoio do Município de Valença. O Festival teve um desfile pelas ruas da Fortaleza de Valença, onde foi possível verificar os belos trajes e costumes tradicionais de cada concelho alto-minhoto.
Depois, os grupos folclóricos atuaram no palco instalado no Jardim Municipal, com uma grande moldura humana a desfrutar das atuações folclóricas, parte identitária da região.
Além do rancho arcuense e do grupo valenciano, a iniciativa contou com a participação do Grupo Etnográfico da Associação Cultural e Recreativa de Paredes de Coura, do Grupo Folclórico de S. Paulo Barroselas (Viana do Castelo), do Grupo Folclórico de Paço Vedro de Magalhães (Ponte da Barca), do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço, do Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira), do Rancho Folclórico de Dem (Caminha), do Grupo de Danças e Cantares do Neiva (Ponte de Lima) e do Grupo Folclórico de Pinheiros (Monção).
Este evento realiza-se em sistema de rotatividade pelos dez concelhos do Alto Minho, sendo que, no próximo ano, o Festival ocorrerá em Monção.