18.6 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioAmbienteSoluções para diminuir impacto dos incêndios

Soluções para diminuir impacto dos incêndios

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

Debate recorrente. O concelho de Arcos de Valdevez, ano após ano, é fustigado por um elevado número de deflagrações, detendo habitualmente o recorde de ignições nos vários relatórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Ontem como hoje, há a forte suspeita de mão criminosa em muitas das ocorrências, mas os peritos são de opinião que a densa massa combustível existente e as elevadas temperaturas também não são alheias à propagação e à severidade dos fogos. 

Os comportamentos de risco – seja por negligência, seja por dolo – têm merecido palavras de condenação, só que as soluções apresentadas noutros verões para travar a destruição da floresta não estão a ser implementadas no território. Por exemplo, no verão de 2020, devido à ocorrência de um grande número de ignições no Alto Minho, foi decidido, em reunião da Subcomissão Distrital de Proteção Civil, que os municípios da região passassem a “implementar sistemas de videovigilância de deteção de incêndios” para “permitir às forças de segurança uma rápida intervenção”, mas esta medida, até à data, ainda não foi adotada no Alto Minho. 

Nessa mesma altura, tal como agora, foi sublinhada a necessidade de reforçar “o efetivo de patrulhamento e vigilância das autoridades, nomeadamente em espaços rurais e florestais”, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, tendo em conta que “a maioria das ocorrências tem origem no uso do fogo junto de áreas florestais”.

Partindo do princípio de que “é preciso capacitar para cuidar e rentabilizar”, o edil João Manuel Esteves (PSD) e o líder da oposição, João Braga Simões (PS), em recentes reuniões de Câmara, teceram reflexões sobre a problemática dos incêndios, apontando soluções para mitigar o efeito dos mesmos.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes