Pesar
. Sob iniciativa do presidente da Junta de Cabreiro, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do padre João Rebelo Vieira de Araújo, limiano de origem, mas “considerado por todos um verdadeiro cabreirense”.
“Destacou-se pelos seus relevantes e dedicados serviços em prol de Cabreiro e do concelho, tendo-se revelado sempre um homem de grande sensibilidade social, usando da sua influência junto das entidades competentes para possibilitar melhores condições ao povo de Cabreiro, com a abertura de estradas, a eletrificação da freguesia e a continuação da Estrada Nacional até Monção”, disse dele João Carlos Barbosa.
. Sob proposta dos deputados Alda Esteves (PS) e Miguel Rodas (PSD), foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Rosa Macieira Dumoulin (de Soajo), eleita autarca em Antony (cidade com 62 mil habitantes, nos arredores de Paris), onde detinha os pelouros da Terceira Idade e da Europa. Os proponentes sublinharam o “papel ativo” que a finada desempenhou na “diáspora arcuense” e a sua faceta “solidária”, como o comprova o “cargo de diretora ajunta num centro de acolhimento de idosos”, tendo sido ainda “uma das principais impulsionadoras da geminação que a cidade de Antony assinou nos Arcos em julho de 2019”.
Louvor
. Sob iniciativa de António Maria Sousa, foi aprovado, por maioria, com 54 votos a favor e 11 abstenções (PS), um voto de louvor a Eugénio Fernandes, “atual coordenador técnico da Secção de Conservação de Equipamentos da Divisão de Obras Municipais e Conservação do Património na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. […] Um homem dedicado, um grande autarca [presidente da União de Guilhadeses e Santar], um grande dirigente associativo, de uma enorme humildade, de bom trato e um excelente profissional que se encontra ao serviço do Município há 35 anos”.
. Sob proposta do referido autarca tavorense, foi aprovado, por maioria (54 votos a favor e 11 abstenções), um voto de louvor a João Calheiros de Oliveira (JCO), “coordenador técnico da Tesouraria Municipal. […] É um excelente profissional, muito respeitado pelos munícipes, extremamente dedicado às funções que exerce, contando já com 34 anos de serviço no Município de Arcos de Valdevez. Além da carreira profissional, JCO é ainda presidente da Assembleia de Freguesia da União de Arcos de Valdevez (São Salvador)/Vila Fonche/Parada e tesoureiro da associação FOLIA”.
. Sob iniciativa do PSD, pelo porta-voz Manuel Alberto Leiras, foi aprovado, por unanimidade, um voto de louvor a um conjunto de atletas, de diversas modalidades, pelos “resultados desportivos alcançados a nível nacional e internacional”, ao mesmo tempo que foram tecidos elogios às “infraestruturas desportivas de que dispõe o Município”.
. Por diligência da social-democrata Helena Silva, foi aprovado, por unanimidade, voto de louvor à dupla Tânia Gomes e Maciel Araújo, de Távora, que “venceu o Festival Nacional da Canção Rural”, com o tema “Chora”.
. Aprovados votos de louvor, por unanimidade, às jovens arcuenses Ana Lago (vila dos Arcos), pela “conquista do título Miss Alto Minho 2023”, Céline Rodrigues (Gondoriz), por ter sido coroada “1.ª Dama de Honor”, e Andreia Alves (Padreiro), pela distinção “Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez”, sob proposta do deputado António Lima (PSD).
Congratulação
. Sob iniciativa de António Maria Sousa, foi aprovado, por unanimidade, um voto de congratulação à dupla Tânia Gomes e Maciel Araújo pela “vitória no Festival Nacional da Canção Rural”.
. Sob proposta do autarca tavorense, foi aprovado um segundo voto de congratulação, igualmente por unanimidade, a José Afonso Domingues (futebolista juvenil do FC Porto), atleta que deu os primeiros pontapés na bola envergando as cores da ARC Guilhadeses, pelo “seu desempenho ao serviço das seleções nacionais jovens”.