Associação de Távora mantém de pé as tradições

0
13

A Associação Cultural do Povo de Távora (ACPT) criou e mantém as tradições ao longo do ano. No passado dia 23 de março, não deixou passar a Festa do Dia do Pai, que homenageia os Pais (celebrada em Portugal a 19 de março) e a matança do porco, um ritual disseminado pelas aldeias de Portugal, que transforma o porco em alimento. Foi um fim-de-semana com muita animação para cerca de 150 convivas que se deliciaram com a degustação da iguaria.

Associada ao inverno, na freguesia de Távora também se cumpre a matança do porco como tradição popular centenária. Costume enraizado na população portuguesa, embora sem a importância que teve outrora.

“É justo um enorme agradecimento a todos os membros da Associação, coletividade que organizou e preparou estas duas festas, e, naturalmente, a todos os que responderam presente ao nosso convite e que já marcaram para o próximo ano”, disse ao NA o presidente da ACPT, Cândido Fernandes da Silva, que pede desculpa àqueles que não puderam participar da festa por limitações de espaço, sendo bem-vindos a futuras organizações.