No passado dia 9 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya – Centro de Ciência Viva dos Arcos promoveram a segunda edição das jornadas científicas dedicadas aos cogumelos, com largas dezenas de participantes, nos bosques da freguesia da Miranda.
Com início no Centro de Ciência Viva, o evento contou com um percurso micológico na floresta da Miranda, para recolha e identificação de cogumelos silvestres e uma exposição das espécies recolhidas, sob orientação dos técnicos Pedro Capela, Pedro Sousa, Nuno Figueiredo e Hélder Rodrigues. Ainda houve tempo para uma “empanada de boletos”, um almoço partilhado e uma conversa “Anéis: Serão de fadas ou de Bruxas?”, dinamizada por Alexandra Nobre, da Universidade do Minho, que prendeu a atenção dos participantes com a ciência e os cantares que envolvem esta temática, na sede da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda.
De regresso ao Centro, os participantes aprenderam a usar o microscópio e a perceber o seu potencial na identificação das diferentes espécies de cogumelos no workshop de microscopia. De seguida, quem quis “meteu as mãos na massa” na oficina de produção de cogumelos em borras de café.
O programa encerrou com uma demonstração culinária ao vivo, através de Ana Cristina Correia, e com um jantar micológico a cargo de Susana Sá.