Feira do Livro Independente
Realiza-se, entre esta sexta, 5 de julho, e o próximo domingo, 7, a segunda edição da Feira do Livro Independente – Livrindie, na vila de Arcos de Valdevez (Campo do Trasladário), sob organização da ContraEscrita Edições (de Filipe Faro da Costa).
O programa, entre outras atividades, inclui declamações de poesia, oficinas de escrita criativa, teatro, música, exposição permanente (do arcuense Eduardo Pimenta) e apresentações de livros – Nasci num campo de papoilas (6 de julho, pelas 19.00), da arcuense Paula Teixeira de Queiroz; ou Um ócio todo estendido, de Paulo José Borges (7 de julho, a partir das 16.00), entre outros lançamentos literários.
Recriação do Recontro de Valdevez
O Paço de Giela recebe, nos dias 12 e 13 de julho, mais uma edição da recriação histórica do Torneio de Valdevez. O programa junta dança, música e múltiplas atividades (animação itinerante, personagens, rábulas, grafias medievais, jogos infantis…).
Ao longo dos dois dias, além da recriação histórica do torneio de armas, decorrerão no recinto diversos espetáculos no acampamento militar, perícias de cavaleiros, ato de investidura dos petizes e concertos.
Como principal novidade a presença no recinto de um acampamento militar muçulmano com muita história para contar.
Arcos Fado e Festivinhão
Em associação com o Festivinhão, o Município arcuense vai promover a primeira edição do ‘Arcos Fado Fest’ a 20 e 21 de julho. O evento, que se deveria ter realizado em junho, foi adiado devido ao mau tempo.
O certame, com diversas atividades de entretenimento, será distribuído por dois palcos, o anfiteatro do Trasladário (utilizado nas Festas do Concelho), onde vão decorrer os dois concertos de maior mediatização (de Marco Rodrigues e Sara Correia), e o que será instalado nas imediações do parque infantil e do bar do CRAV.
Complementarmente, haverá um espaço dedicado aos produtores de vinho.
FAOT de Soajo
A 23.ª edição da Feira de Artes e Ofícios Tradicionais (FAOT) realiza-se de 25 a 28 de julho, na vila de Soajo.
Além da vertente de negócio, em torno dos produtos endógenos, a organização inclui um conjunto de atividades lúdicas e socioculturais em respeito pelas tradições etnográficas da Terra.
Um dos pontos altos do evento consistirá no desfile da tradição, bem como a malhada do milho na eira comunitária.