O Município de Arcos de Valdevez consignou a obra de melhoria das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada entre a “Ponte Nova” e a Ponte do Toural. A empreitada, adjudicada à empresa Martins e Filhos, Lda., comporta um investimento global de 1,2 milhões de euros, sendo financiada, em grande parte, por fundos europeus.
“Esta intervenção, no âmbito da candidatura ‘Acessibilidade 360º’, irá promover a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público e valorizar os espaços de lazer e de atravessamento, conferindo-lhe uma utilização diversificada e acessível, nomeadamente para múltiplos eventos e atividades lúdicas”, diz a edilidade arcuense em comunicado.
Com esta iniciativa, propõe-se requalificar os percursos pedonais, tanto os que fazem parte da rede viária como dos interiores, de modo a aumentar a fluidez e a remover as barreiras arquitetónicas (físicas e visuais), com apetrechamento de mobiliário urbano acessível. Todos os passeios serão intervencionados, alargando as zonas de circulação pedonal, criando zonas de permanência mais confortáveis, nivelando as passadeiras com os passeios e assegurando a segurança pedonal.