18.4 C
Arcos de Valdevez Municipality
Domingo, Outubro 6, 2024
InícioConcelhoDia do Concelho - Agraciadas individualidades e instituições pelos “relevantes serviços prestados...

Dia do Concelho – Agraciadas individualidades e instituições pelos “relevantes serviços prestados à comunidade arcuense”

Date:

Relacionadas

Associação Identidade e Património de Soajo quer “rever limites da Freguesia e dos Baldios”

A organização Soajo Identidade e Património – Associação de...

Aniversário da ACDUC

Com um vasto programa de atividades musicais e gastronómicas,...

Educação Ano letivo começa a 13 de setembro no Agrupamento de Valdevez

O início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas...
spot_imgspot_img

No dia maior do concelho, foram entregues insígnias municipais a diversas personalidades e instituições arcuenses, como forma de “reconhecer os relevantes serviços prestados à comunidade arcuense, distinguindo o empenho, assim como o contributo dos condecorados para o progresso de Arcos de Valdevez”. 

No ano em que passam quatro décadas sobre a construção das atuais instalações do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez (CSAV), a Câmara Municipal decidiu “atribuir a Medalha de Mérito Social ao CSAV entregando às várias unidades esta insígnia pelo seu trabalho em prol da saúde e bem-estar dos arcuenses e de quem nos visita”, justificou o edil João Manuel Esteves. A título individual foi homenageado Mário Pinho da Silva, que, de 1977 a 1979, foi presidente da Comissão Instaladora da Administração Distrital de Saúde de Viana do Castelo, e, nessa qualidade, foi o “responsável por indicar o concelho de Arcos de Valdevez como um dos territórios a receber financiamento para um novo Centro de Saúde pela Agency for International Development (Estados Unidos da América)”. 

No desporto, foram atribuídas Medalhas de Mérito Desportivo a Carolina Rocha (futebol) e Antónia Braga (râguebi) “pelas suas carreiras e êxitos atingidos na sua respetiva modalidade e como exemplo para outros, nomeadamente para as jovens atletas”. Complementarmente, foram distinguidas com a mesma distinção quatro coletividades com mais de 25 anos de serviço aos associados e à promoção do desporto e lazer no concelho (ver “Lista completa de condecorados”).

A edilidade arcuense reconheceu ainda o Mérito Cultural a 13 associações pelos seus contributos ao longo de mais de 25 anos de atividade. “Obrigado aos fundadores, dirigentes e associados pelo vosso trabalho em prol da cultura de Arcos de Valdevez, além do vosso papel na divulgação/promoção das tradições do concelho”, felicitou o presidente da Câmara. 

A exemplo do ano transato, o executivo municipal homenageou as empresas arcuenses. “Atribuímos a Medalha de Mérito Económico a 46 empresas, entre mercearias, cafés, talhos e afins, que funcionam por todo o concelho, da Gavieira a Jolda S. Paio, de Aboim ao Vale, etc., e que, há mais de cinquenta anos, desempenham a sua atividade comercial, no seio da mesma família, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento dos Arcos”, reconheceu João Manuel Esteves.

Para o edil arcuense, o ato de entrega das insígnias dá sempre “fulgor” ao Dia do Concelho. “É um momento importante para todos os arcuenses, de exaltação da nossa cultura milenar, reforçando, assim, os laços de identidade que nos unem em torno de um propósito comum, o melhor para a nossa Terra”. 

A.F.B.

 

Lista completa de condecorados

. Medalha de Mérito Social | Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, representado pelas seguintes unidades: Unidade de Saúde Familiar Arcos Saúde, Unidade de Saúde Familiar UARCOS, Unidade de Saúde Familiar Vale do Vez, Unidade de Cuidados na Comunidade de Arcos de Valdevez e Unidade de Serviços Administrativos e de Gestão; e Mário Pinho da Silva.

. Medalha de Mérito Desportivo | Carolina Rocha, Maria Antónia Braga, ACRAP, ARCAS, Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez e Clube de Caça e Pesca de Arcos de Valdevez. 

. Medalha de Mérito Cultural | Associação Recreativa e Cultural ‘Amigos de Oliveira’; Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda; Associação Cultural e Desportiva ‘Unidos do Couto’; Associação Recreativa e Cultural de Aguiã; Associação Recreativa e Cultural de São João de Rio Frio; Centro Social, Recreativo e Cultural ‘Betânia do Vez’; Juventude Associada de Rio de Moinhos; Centro Recreativo e Cultural de Vilar de Suente (Soajo); Associação Cultural e Desportiva de Vilarinho das Quartas (Soajo); Rancho Folclórico Estrela do Norte de Gondoriz; Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo; Rancho Folclórico e Cultural das Lavradeiras de S. Pedro do Vale;  e Rancho Típico e Folclórico de Vilela. 

. Medalhas de Mérito Económico | Talho das Choças (sob atual gerência de Adelino Esteves), a funcionar desde 1910, em Aboim das Choças; Mercearia Peixoto, desde 1923, em Gondoriz; Mercearia Armando Gonçalves, desde 1955, em Loureda; Café Arcuense (Manuel Oliveira Silva), desde 1973, na vila dos Arcos; Café Zé Seleiro (Henriqueta Calheiros Gomes), desde 1941, na vila dos Arcos; Taberna do Luís (Laura Pinto), desde 1972, na vila dos Arcos; Taberna do Delfim (Delfim Amorim), desde 1972, na vila dos Arcos; A Regional (Cesário Amorim), desde 1971, na vila dos Arcos; O Pote (Maria Celeiro Martins), desde 1972, na vila dos Arcos; A Floresta (herdeiros de António Amorim de Barros), desde 1959, na vila dos Arcos; Armazéns Norberto Gomes, desde 1972, na vila dos Arcos; Casa dos Cafés (Darlindo Campos), desde 1969, na vila dos Arcos; Café Mercearia Esperança, desde 1959, em Cabreiro; Café Ponto de Encontro, desde 1968, em Cabreiro; Café Mercearia Salão de Jogos (Manuel Dourado), desde 1950, em Cabreiro; Mercearia Cruzeiro (Clara Fernandes), em Eiras; Café Mercearia (Natália Palhares), desde 1929, na Gavieira; Padaria de Rouças, desde 1970, na Gavieira; Artigos Religiosos (Isolina Fernandes), desde 1970, na Gavieira; Café Central (Carolina Fernandes), desde 1968, na Gavieira; Café do Centro (Maria Rodrigues), desde 1970, na Gavieira; Café Estrela (Afonso Lopes), desde 1970, na Gavieira; Mercearia da Peneda (António Lamas Morgado), desde 1955, na Gavieira; Benda do Tone Lisso, desde 1973, em Guilhadeses; Café Beatles (José Manuel Sousa Silva), desde 1973, em Jolda Madalena; Mercearia e Bebidas de João Brito Martins, desde 1953, em Rio Cabrão; Fazendas e Miudezas (Florinda Barbosa), desde 1900, em Jolda São Paio; Mercearia do Barral (Maria do Céu Cerqueira), desde 1957, em Oliveira; Mercearia Cunha, desde 1910, em Oliveira; Café Mercearia (Manuel Rodrigues), desde 1973, em Padreiro Salvador; Lagar do Azeite (Manuel Sousa de Castro Costa), desde 1972, em Padreiro Salvador; Destilaria Moderna (Manuel Sousa de Castro Costa), desde 1969, em Padreiro Salvador; Mercearia (Maria da Graça Gomes da Silva), desde 1950, em Prozelo; Mercearia da Ti Emília (Emília Afonso), em Sistelo; Tasquinha da ti Amélia, desde 1959, em Sistelo; Tasquinha da Portela (Durval Gave), desde 1948, em Sistelo; Café Central (Aurora Carvalho), desde 1950, em Cunhas (Soajo); Mercearia Taberna Pinto (Maria Salomé Castro Pinto), desde 1958, em Souto; Taberna do Casal (Fernanda Fernandes), desde 1966, em Távora Santa Maria; Mercearia do Lago, desde 1967, em Távora São Vicente; Mercearia do Adão, no Vale; Café Rocha, desde 1955, no Vale; Café e Mercearia do Abílio (Ana Esteves Rodrigues), desde 1949, em Sá; Café e Mercearia Ramalho (Fernanda Lopes Alves), desde 1930, em Vilela; Mercearia e Taberna Faria (José Esteves Faria), desde 1931, em S. Cosme e S. Damião; e António Augusto, pronto-a-vestir, desde 1947, na vila dos Arcos. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes