As Piscinas Municipais de Arcos de Valdevez (em Giela) vão beneficiar de intervenções devido ao fim de ciclo de vida de alguns equipamentos.
Segundo o executivo municipal, “as piscinas, com cerca de 15 anos de existência, registam uma procura muito significativa e agora chegou o momento em que temos de substituir alguns equipamentos, no âmbito da eficiência energética”.
A intervenção na infraestrutura engloba, no curto prazo, a substituição de caldeiras, com proposta de consulta prévia (valor base de 72 mil euros).
Um outro investimento, “na ordem dos 300 mil euros”, dirá respeito à unidade de tratamento do ar, um equipamento que permite controlar eficientemente as condições de conforto da piscina, nomeadamente temperatura do ar, humidade relativa e temperatura da água das piscinas.
O Município vai “tentar identificar um instrumento de financiamento na componente dos fundos regionais”.
Atividades diversas, do lazer à aprendizagem
A Escola de Natação das Piscinas Municipais de Arcos de Valdevez disponibiliza várias iniciativas, tais como a natação por lazer, a aprendizagem (crianças, adultos e seniores), a hidroginástica, a hidroterapia e o jacuzzi. Atualmente, estão inscritos centenas de alunos na Escola.
As instalações recebem mais de 7 mil utentes por mês. Recorde-se que, para fomentar o uso da infraestrutura pela comunidade, através da atribuição de descontos, a Câmara Municipal celebrou protocolos de colaboração com várias instituições, associações e empresas do concelho.