Durante quatro dias, de 14 a 17 de dezembro, o Mercado de Natal de Arcos de Valdevez ajudou a impulsionar um pouco a economia local. Nesta edição, a carpa instalada no Campo do Trasladário esteve engalanada com dezenas de expositores, fazendo jus a esta terra rica em produtos de base tradicional.
No espaço onde foram disponibilizadas bebidas quentes sentiu-se o legado dos Arcos em cada produto endógeno, sobressaindo em várias bancas a doçaria, as compotas, o mel e os licores típicos da terra, bem como acessórios de moda, elementos decorativos, peças de artesanato e materiais de raiz têxtil.
Em vários casos, trata-se de uma (nova) geração de empreendedores apostada na produção biológica, 100% artesanal, e com embalagens para reutilização.
Nos quatro dias da organização, espalhou-se calor humano e alegrou-se a plateia com música ao vivo, cantares da terra, teatro e atividades para as crianças.
Natal Run Solidário
Decorreu, no passado dia 17 de dezembro, o Natal Run Solidário, com início no Campo do Trasladário. Esta iniciativa, que aliou o desporto e o bem-estar físico à solidariedade, visou angariar géneros alimentícios para ajudar as famílias mais carenciadas.
Os alimentos recolhidos – sobretudo enlatados, arroz, massa, leite, azeite, óleo, bolachas e papas – foram entregues à Cáritas (Delegação de Arcos de Valdevez), que os distribuiu pelas famílias sinalizadas.
O Natal Run compreendeu uma prova de corrida, com uma extensão de 10 quilómetros, e uma caminhada, com um percurso de 5000 metros.
Passagem de ano e grande concerto a encerrar a quadra festiva
No próximo dia 31 de dezembro, será organizada a festa de passagem de ano, no Campo do Trasladário.
A programação encerra no dia 14 de janeiro, pelas 16 horas, na Casa das Artes, com o grande concerto de Ano Novo, pela Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez.