6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioConcelhoNos Arcos: Plano de comemorações dos cinquenta anos do 25 de Abril

Nos Arcos: Plano de comemorações dos cinquenta anos do 25 de Abril

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

No âmbito das comemorações dos cinquenta anos do 25 de Abril, o Município de Arcos de Valdevez, em colaboração com diversas instituições arcuenses, está a preparar um conjunto de iniciativas para evocar a efeméride.

O primeiro momento comemorativo coincide com a realização da Semana Concelhia da Leitura, da Ciência e das Artes, entre 8 e 12 de abril, cuja temática será alusiva ao 25 de Abril.

O programa prevê, a 13 de abril, o evento “Filhos de Gil e Veloso”, com música do Brasil, mas em estreita relação com a “Revolução dos Cravos”.

Segundo a vereadora Emília Cerdeira, a 22 de abril, será organizada uma tertúlia alusiva à data, em colaboração com o Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Valdevez.

O cartaz festivo contempla, no dia 25 de Abril, cerimónias oficiais com o hastear das bandeiras, seguido de um concerto da banda da Sociedade Musical Arcuense, além da abertura de uma exposição subordinada ao papel que o concelho de Arcos de Valdevez desempenhou na Revolução.

Por fim, no dia 27 de abril, subirá a primeiro plano o concerto “Zeca, sempre 25 de Abril”, com Nuno Guerreiro, Olavo Bilac, Tozé Santos e Vítor Silva. 

Proposta da oposição acolhida pela maioria

Sob proposta do PS, foi recomendada a atribuição do nome de Salgueiro Maia a uma rua nova de Arcos de Valdevez, em articulação com a Comissão de Toponímia.

“Os vereadores do PS, no âmbito das celebrações dos cinquenta anos da Revolução do 25 de Abril, gostariam de recomendar à Câmara e à Comissão de Toponímia do Município que encete o processo de identificação de uma rua do concelho, no centro urbano, que possa albergar o nome de Salgueiro Maia, personagem maior da Liberdade conquistada na Revolução dos Cravos”, começou por dizer João Braga Simões na reunião de Câmara de 15 de fevereiro. 

“O, à data, Capitão Salgueiro Maia, tendo sido um dos fundadores do Movimento das Forças Armadas, liderou, na madrugada de 25 de Abril, a sua unidade da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, no cerco ao Terreiro do Paço e ao Quartel do Carmo, tendo obtido a rendição de Marcello Caetano, o último Presidente do Conselho do Estado Novo. Foi, além de um comandante militar exímio, uma figura de solidez de carácter inquebrável, um exemplo de abnegação e entrega à Democracia e às causas justas. O País deve-lhe a preservação da sua memória e do seu legado e Arcos de Valdevez deve ser chamado a participar, honrando uma rua do concelho com o seu nome”, acrescentou o vereador socialista. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes