7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Terça-feira, Dezembro 10, 2024
InícioConcelhoPrimeira edição do ‘Arcos Fado Fest’

Primeira edição do ‘Arcos Fado Fest’

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O Município arcuense vai promover a primeira edição do ‘Arcos Fado Fest’ nos próximos dias 7 e 8 de junho, com a “curadoria” de Marco Rodrigues. Este evento, que estará associado ao Festivinhão e aos restaurantes aderentes, responde, segundo a organização, a uma “lacuna existente na região, onde não existe nenhum acontecimento ligado ao fado”.

O certame será distribuído por dois palcos, o anfiteatro do Trasladário (utilizado nas Festas do Concelho), onde vão decorrer os “dois concertos de maior mediatização” (de Marco Rodrigues e Sara Correia), e o que será instalado nas imediações do parque infantil e do bar do CRAV. 

Além dos concertos de Marco Rodrigues e de Sara Correia (jovem fadista na ribalta), o programa engloba o espetáculo ‘Guitarras do Vez’ (sem voz); o momento ‘DJ FREAKJ’ (com o arcuense Samuel), misturando a música ambiental eletrónica e o fado; o ‘Fado na Vila’ (momentos musicais com guitarristas e cantores de fado no Largo da Lapa e no Campo do Trasladário); as ‘Páginas do Fado’ (ilustrações ligadas ao fado e uma exposição de Marta Alves que fez uma aturada recolha das tradições em Prozelo); um momento de resgate do fado associado à cultura de Coimbra; o Grupo de Fados da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde está incluído o arcuense Ricardo Pires; uma rubrica dedicada aos novos valores do fado a nível nacional; o momento ‘Vozes do Vez’, envolvendo os projetos de fado de Arcos de Valdevez, desde logo o coletivo de Zé Mokuna; e o espetáculo a protagonizar pela vencedora da segunda edição do Festival Nacional da Canção Rural de 2023, Tânia Gomes. 

Complementarmente, haverá um espaço dedicado aos produtores de vinho e ao mercado ambulante (rulotes decoradas com comida de rua). Noutro plano, está prevista a implantação de uma tenda para proteger o público do calor ou, eventualmente, da chuva. 

Segundo a organização, “um dos objetivos do festival foi conjugar vários elementos temáticos ligados ao fado”. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes