10.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
InícioCulturaFestival de Teatro Transfronteiriço Amador Grupo galego de teatro amador faz estreia...

Festival de Teatro Transfronteiriço Amador Grupo galego de teatro amador faz estreia internacional nos Arcos

Date:

Relacionadas

Homenagem ao Dr. António Cacho

Estamos hoje na Igreja da Misericórdia, para prestar...

Olegário Gonçalves reconduzido à frente da Comissão Política Distrital do PSD

Olegário Gonçalves renovou o mandato como presidente da Comissão...

Olho de Lince Concelho mais pobre Em teu lençol rendado, todo...

Avaliação positiva” do primeiro Orçamento Participativo Municipal

Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM)...
spot_imgspot_img

A Asociación Dramaturxica Pico do Castro de Foz (Lugo, Galiza) vai atuar no dia 27 de outubro (16.00), na primeira edição do Festival de Teatro Transfronteiriço Amador, a decorrer na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, entre esta sexta-feira e o próximo domingo. O grupo galego de teatro amador vai fazer a sua estreia internacional em terras do Alto Minho. 

Embora represente há uma década em palcos de centros culturais, auditórios e teatros, só agora chegou o “batismo” internacional por parte da associação que deve a sua existência a José Ramón Villarino e Juan Villarino. Os dois únicos atores que atualmente compõem a associação (a pandemia afastou os restantes membros) fazem teatro como amadores, mas levam muito a sério a interpretação em palco e, nas semanas que precedem a representação na Casa das Artes arcuense, têm ensaiado praticamente todos os dias para levar à cena a peça Mal do Miolo (O Terapeuta).

Citado pelo jornal La Voz de Galicia, José Ramón Villarino explica que se trata de uma peça que ambos executam “há cinco ou seis anos”, uma das peças fundamentais do seu repertório. “O nosso grupo foi selecionado num concurso realizado em julho em Pontareas [Pontevedra]. Fizemos um esboço de vinte minutos e fomos escolhidos”, conta.

Embora já se apresentem há anos em diferentes pontos da Galiza e noutras províncias de Espanha, a estreia fora de portas é encarada por eles como “uma honra”. “Aliás, já foi uma honra terem-nos escolhido entre 53 candidatos de toda a Galiza”, revelam. 

O teatro é uma das paixões de José Ramón Villarino e Juan Villarino, atualmente os únicos membros do grupo com um vasto repertório de obras, entre as quais se destaca O Randiña, por ser a que mais interpretaram.

José Ramón Villarino lembra que a primeira peça que dramatizaram foi De vello gaiteiro, que requere seis intérpretes: “Agora não podemos encená-la, porque só somos dois, mas estamos recetivos a acolher outros atores”. Apesar dos condicionamentos, o duo prepara uma peça para ser lançada no próximo verão.  

Esta primeira edição do Festival Transfronteiriço de Teatro Amador coloca em cena peças de teatro e leituras dramatizadas (em português, castelhano e galego), assim como uma oficina de improviso. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes