Aceitando o convite da empresa Portuguesa MTB HOME & CONTRACT, sediada no Porto, o pintor arcuense Mutes aceitou o desafio de ver desenhos de obras de pintura suas transformadas em tapetes.
A MTB Home & Contract é uma empresa dedicada à importação e comercialização de tapetes personalizados para a área da decoração e hotelaria, sob a gestão de Gabriel Salvador, onde são selecionadas qualidades como Flateweave (lã e algodão), Handweave (lã), Handloom (lã e tencel), Handtuft (lã e Bsilk), Handknott (lã e Bsilk) e também Orientais (Turcos, Afegãos e Paquistaneses).
A parceria com Mutes visa o lançamento de um tapete exclusivo na qualidade Handloom Tencel Printed, que vai ser editado em várias cores e tamanhos standard (200 x 300; 250 x 350; 300 x 400), podendo ainda ser personalizado em tamanho e cor.
“Nesta primeira fase, usámos um modelo a preto e branco, em duas qualidades Handloom Tencel Cut Pile e Handloom Tencel Tipshear, uma vez que as minhas obras são conhecidas por terem uma forte presença de cores, mas, para este tipo de trabalho, algo mais sóbrio funciona muito bem. Fui contactado pelo mentor desta marca, Gabriel Salvador, e acedi a experimentar, é realmente gratificante ver o nosso trabalho em ‘moldes’ diferentes do habitual. No passado, já fiz parcerias com sapatilhas All Star para o Brasil, uma linha de copos para Miami e, em 2024, uma marca de botas em território nacional”, conta César Amorim (Mutes).
Brevemente, dar-se-á início à comercialização em loja online.
Podem ser agendadas visitas ao Showroom, na rua Miguel Bombarda 257, Porto.
Exposição “Narrativas de Senso Estético” reúne arte arcuense
Mutes, operário plástico e pintor, e Nuno Veloso, escultor, ambos arcuenses, inauguraram, no passado dia 14 de dezembro, na galeria da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, a exposição “Narrativas de Senso Estético”. Esta mostra de arte, constituída por esculturas de Nuno Veloso e pinturas de Mutes, “é uma abordagem ao esteticismo na arte, quer pela escultura quer pela pintura”.
“São histórias cuidadosamente compostas em que várias personagens e elementos, interagindo entre si, nos contam lendas e fábulas imaginárias, quer através da tela, quer da arte de esculpir o ferro”, explica Mutes.
Esta mostra de arte está patente até 4 de janeiro de 2025 e pode ser visitada durante o horário de funcionamento do local.