10.7 C
Arcos de Valdevez Municipality
Segunda-feira, Dezembro 9, 2024
InícioDesportoOuro e prata em Paris Vianense Iúri Leitão primeiro português a conquistar...

Ouro e prata em Paris Vianense Iúri Leitão primeiro português a conquistar duas medalhas numa edição de Jogos Olímpicos

Date:

Relacionadas

Homenagem ao Dr. António Cacho

Estamos hoje na Igreja da Misericórdia, para prestar...

Olegário Gonçalves reconduzido à frente da Comissão Política Distrital do PSD

Olegário Gonçalves renovou o mandato como presidente da Comissão...

Olho de Lince Concelho mais pobre Em teu lençol rendado, todo...

Avaliação positiva” do primeiro Orçamento Participativo Municipal

Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Municipal (OPM)...
spot_imgspot_img

Memorável. O ciclista Iúri Leitão, de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), tornou-se no primeiro atleta português a conquistar duas medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos, ao vencer o ouro no madison, ao lado do compatriota Rui Oliveira, depois da prata no omnium nos Jogos Olímpicos de Paris, contribuindo, decisivamente, para a boa prestação lusa nas olimpíadas. 

Depois de ter arrebatado a medalha de prata na prova de omnium, Iúri Leitão chegou ao lugar mais alto do pódio em equipa com Rui Oliveira, com ambos a vencerem a prova de madison, com um total de 55 pontos, à frente da Itália, segunda com 47, e da Dinamarca, terceira, com 41.

Poucas horas depois de o canoísta limiano, Fernando Pimenta, ter falhado o objetivo de medalha nos Jogos, ao ser sexto em K1 1000 metros, e assim ficar impedido de se tornar no primeiro português a conquistar três medalhas, Iúri Leitão e Rui Oliveira atenuaram a desilusão lusa e, com o título olímpico, o primeiro juntou-se ainda ao restrito lote das duas medalhas.

Com duas medalhas no arranque dos Jogos estavam os campeoníssimos Carlos Lopes, ouro na maratona em Los Angeles (1984) e prata nos 10 mil metros em Montreal (1976), Rosa Mota, ouro em Seul (1988) e prata em Los Angeles (1984), ambas na maratona, e Fernanda Ribeiro, ouro em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000) nos 10 mil metros. Pedro Pichardo, campeão no triplo salto em Tóquio (2020), juntou-se com a prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Paris. Também somam duas medalhas o cavaleiro Luís Mena e Silva, bronze em Berlim (1936) e Londres (1948), e o canoísta Fernando Pimenta, prata em Londres (2012) e bronze em Tóquio (2020).

O triunfo da dupla Iúri Leitão e Rui Oliveira no madison em Paris (2024) constituiu o sexto título olímpico do desporto português (depois de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pablo Pichardo), o primeiro fora do atletismo, e o 32.º pódio luso de sempre.

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes