O arcuense Ricardo Gomes, de 42 anos, é o treinador-adjunto principal da equipa sub-23 do Sporting de Braga, que disputa a Liga Revelação, após experiências na Arábia Saudita, como preparador físico do Al-Faisaly FC e do Al-Batin. Antes disso, Ricardo Gomes passara fugazmente pelo futebol brasileiro, pela porta do Grêmio Esportivo Anapólis (Estado de Goiás).
Com o regresso a Braga, Ricardo Gomes volta a acompanhar a equipa técnica liderada pelo treinador Wender Said, depois da experiência nos juvenis e na equipa B dos “Guerreiros do Minho”, assim como no Sporting da Covilhã e em Terras de Vera Cruz.
Da equipa comandada pelo antigo extremo brasileiro, além de Ricardo Gomes, fazem ainda parte Lucas Said (treinador-adjunto), Marcelo Gonçalves (treinador-adjunto) e Ricardo Cruz (treinador de guarda-redes).
No início de carreira, Ricardo Gomes esteve ligado ao futebol de formação em coletividades da Associação de Futebol de Viana do Castelo (UD Lanheses e Limianos) e da Associação de Futebol de Braga (Fão). A sua estreia no futebol sénior remonta à época 2012/2013, como treinador-adjunto do Melgacense. Em 2013-2014, assumiu o cargo de treinador do Távora, sua terra natal.