Há cada vez mais empreendedores arcuenses a participar em feiras internacionais, nomeadamente em França (Nanterre, Cenon ou Toulouse) e na Bélgica (Bruxelas), com a finalidade de promoção dos seus produtos e serviços. O grande objetivo é captar mercado/investidores e atrair turistas para o território, colocando-o no circuito dos roteiros turísticos.
Incentivar a comunidade emigrante e internacional a visitar e investir no concelho de Arcos de Valdevez é uma das razões da participação de empreendedores arcuenses em palcos no estrangeiro, um pouco à boleia do Município, com produtos da endogenia (vinho, gastronomia…) e serviços (turismo, lazer, alojamento…). Por regra, a autarquia arcuense assume os custos (viagem, estadia, instalação de stands, recursos humanos próprios), mas, no balanço e contas, os proveitos são sempre superiores às despesas e a promoção do concelho é um dos frutos colhidos.
Uma das iniciativas realizadas recentemente foi protagonizada pela Rainha das Vindimas de Arcos de Valdevez, Andreia Alves, que participou, de novo, em Bruxelas, numa ação de promoção do concelho na capital europeia, a convite de Victor Gomes, administrador do Conselho Europeu de Investigação e gestor de projetos de cientistas daquela instituição da União Europeia.
A jovem de 23 anos, que, tal como Victor Gomes, é natural da União das Freguesias de Padreiro Salvador e Santa Cristina, promoveu os vinhos da Ribeira Lima no decurso de um jantar literário – Bacalhau à Eça de Queirós – organizado pela respetiva Academia, no “Chapeau”, retiro gastronómico português, propriedade de um empresário proveniente de Castelo de Paiva.
Foi a segunda vez que Andreia Alves deu a cara num evento dedicado ao marketing do vinho em representação do concelho de Arcos de Valdevez. Lembre-se que, em novembro de 2023, a jovem arcuense já tinha sido convidada de honra para a apresentação dos vinhos VIANNA, do empresário vianense Armindo Lamas, do Solar de Louredo (Viana do Castelo).
Marcado francês no topo das preferências
A França é o país predileto tanto para os produtores como para os agentes turísticos, sem esquecer os promotores do ramo imobiliário. O mercado francês é apetecível desde logo porque Portugal é visitado por “mais de 3 milhões de turistas franceses”, segundo a Direção do Turismo de Portugal em França, que tem feito um esforço para divulgar o Portugal profundo. “Queremos promover o interior, o Portugal dos vinhos e da gastronomia”, diz Jean Pierre Pinheiro. As montras de vinho (Verde), fumeiro, mel e doçaria são sempre as mais procuradas e a Feira de Cenon, ocorrida no mês findo, não foi exceção.
Também a Feira Lusitana de Gastronomia e Artesanato de Toulouse, realizada de 7 a 9 de junho, serviu para difundir o concelho, o turismo, a gastronomia e as tradições, afinal o menu que está, invariavelmente, no cerne da participação dos empreendedores arcuenses.
“Vale a pena participar nos eventos internacionais”
Segundo o executivo municipal, “o mercado francês procura, acima de tudo, gastronomia, paisagens e tradições”, daí que, além dos produtos da endogenia, a autarquia tenha passado a dar cada vez mais enfoque à “promoção do território”.
As campanhas de difusão “têm retorno”. Os benefícios de participar em feiras internacionais são “inegáveis” e têm tradução prática na “deslocação de empresários franceses aos parques empresariais” com possibilidade de “negócio” ou com “encomendas de produtos gerados cá”.
A mensagem dos produtores e empresários é que “vale a pena participar nestes eventos, porque o mercado francês é um dos que mais nos procuram em termos gastronómicos e turísticos e ainda com a eventualidade de investir cá em propriedades rurais para negócios e habitação”.
A.F.B.