O Governo está a atribuir, através do Fundo Ambiental, incentivos para a compra de carros 100% elétricos novos de passageiros e de mercadorias. As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de dezembro.
De acordo com o Aviso, está definido, para particulares, um apoio de 4 mil euros para a aquisição de um veículo 100% elétrico, cujo valor final não pode ultrapassar os 38 500 euros. É obrigatória a entrega para abate de um veículo a combustão com mais de dez anos. O valor deste estímulo tem um limite de 1050 veículos ou 4,2 milhões de euros.
Está também em curso a atribuição de um incentivo de 5 mil euros às IPSS que comprem até quatro veículos elétricos, cujo valor não exceda os 38 500 euros. Terão também de entregar para abate o mesmo número de veículos a combustão com mais de uma década.
Já os auxílios relativos à compra de veículos ligeiros de mercadorias, dirigidos a pessoas coletivas, podem atingir os 6 mil euros. Para esta tipologia, o limite é de 200 veículos ou 1,2 milhões de euros.