15.1 C
Arcos de Valdevez Municipality
Terça-feira, Janeiro 14, 2025
InícioEconomiaLançado programa “InvestArcos - Apoio à Indústria”

Lançado programa “InvestArcos – Apoio à Indústria”

Date:

Relacionadas

Aprovado apoio para projeto da “Branda Científica de São Bento do Cando”

Para o desenvolvimento do projeto “Branda Científica de São...

Arcuense promotor de grandes concertos em New Haven (Connecticut)

Fernando Pinto, natural de Oliveira, saiu de Portugal ainda...

Concelho dos Arcos recebe elogios por esse mundo fora

A imprensa (nacional e internacional) e os blogues de...

Convívio de Natal na Casa do Concelho em Lisboa

A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em...
spot_imgspot_img

O Município de Arcos de Valdevez, com a colaboração de vários parceiros, lançou mais uma edição do Programa de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego no concelho arcuense, designado por “InvestArcos”, o qual visa promover o emprego e o empreendedorismo de “micro”, pequenas e médias empresas, desta vez com enfoque na área industrial. “A medida contempla 100 mil euros de dotação para volumes de negócios inferiores a 200 mil euros”, segundo a técnica municipal, Tânia Lourenço. 

O incentivo financeiro a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável (a fundo perdido), correspondente a 50% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 10 mil euros por projeto.

O programa de apoio ao investimento no concelho de Arcos de Valdevez, para negócios do setor industrial, abrange carpintarias, serralharias, vidrarias, assim como serviços de canalização, climatização, reparação e manutenção de veículos automóveis e motociclos (excluindo-se aqui o comércio).

O objetivo principal da iniciativa é criar condições para o crescimento e inovação da pequena atividade industrial, através do reforço da sua competitividade e diferenciação, sendo a indústria considerada um dos pilares do desenvolvimento económico de Arcos de Valdevez. 

“Pretende-se dar mais um salto para estimular a atividade, através do apoio ao investimento industrial nas áreas associadas à construção e setores afins”, sublinha o presidente da Câmara Municipal. 

As empresas do ramo industrial podem submeter candidaturas ao referido programa no ano recém-iniciado.  

 

Balanço do “InvestArcos – Apoio ao Turismo”

Entretanto, a Câmara Municipal arcuense aprovou o relatório final referente ao programa “InvestArcos – Apoio ao Turismo” lançado em 2022, tendo dado autorização para a efetivação dos derradeiros pagamentos.

A primeira edição deste programa, direcionado ao setor turístico, apoiou dez candidaturas, duas associadas à restauração, cinco ao turismo e três à animação turística. Além de uma elevada taxa de concretização (executados 96% do investimento total), foram integralmente cumpridos os prazos estipulados.

O investimento total executado foi de 161 550 euros, sendo o valor elegível de 130 864 euros. 

O apoio efetivo do Município cifrou-se em 69 770 euros, tendo sido criados dez postos de trabalho (mais um do que o estimado).

 

Programa para valorizar produtos e produtores locais

Foi prorrogada até 30 de junho de 2025 a segunda fase de candidatura ao programa de Valorização dos Produtos e Produtores Locais de Arcos de Valdevez. O período de candidaturas expirava originalmente a 31 de dezembro de 2024. 

O antedito Programa tem em vista melhorar o rendimento dos produtores, modernizar as explorações agrícolas ou agroindustriais e acrescentar valor à economia arcuense. 

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes