O Município de Arcos de Valdevez, com a colaboração de vários parceiros, lançou mais uma edição do Programa de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego no concelho arcuense, designado por “InvestArcos”, o qual visa promover o emprego e o empreendedorismo de “micro”, pequenas e médias empresas, desta vez com enfoque na área industrial. “A medida contempla 100 mil euros de dotação para volumes de negócios inferiores a 200 mil euros”, segundo a técnica municipal, Tânia Lourenço.
O incentivo financeiro a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável (a fundo perdido), correspondente a 50% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 10 mil euros por projeto.
O programa de apoio ao investimento no concelho de Arcos de Valdevez, para negócios do setor industrial, abrange carpintarias, serralharias, vidrarias, assim como serviços de canalização, climatização, reparação e manutenção de veículos automóveis e motociclos (excluindo-se aqui o comércio).
O objetivo principal da iniciativa é criar condições para o crescimento e inovação da pequena atividade industrial, através do reforço da sua competitividade e diferenciação, sendo a indústria considerada um dos pilares do desenvolvimento económico de Arcos de Valdevez.
“Pretende-se dar mais um salto para estimular a atividade, através do apoio ao investimento industrial nas áreas associadas à construção e setores afins”, sublinha o presidente da Câmara Municipal.
As empresas do ramo industrial podem submeter candidaturas ao referido programa no ano recém-iniciado.
Balanço do “InvestArcos – Apoio ao Turismo”
Entretanto, a Câmara Municipal arcuense aprovou o relatório final referente ao programa “InvestArcos – Apoio ao Turismo” lançado em 2022, tendo dado autorização para a efetivação dos derradeiros pagamentos.
A primeira edição deste programa, direcionado ao setor turístico, apoiou dez candidaturas, duas associadas à restauração, cinco ao turismo e três à animação turística. Além de uma elevada taxa de concretização (executados 96% do investimento total), foram integralmente cumpridos os prazos estipulados.
O investimento total executado foi de 161 550 euros, sendo o valor elegível de 130 864 euros.
O apoio efetivo do Município cifrou-se em 69 770 euros, tendo sido criados dez postos de trabalho (mais um do que o estimado).
Programa para valorizar produtos e produtores locais
Foi prorrogada até 30 de junho de 2025 a segunda fase de candidatura ao programa de Valorização dos Produtos e Produtores Locais de Arcos de Valdevez. O período de candidaturas expirava originalmente a 31 de dezembro de 2024.
O antedito Programa tem em vista melhorar o rendimento dos produtores, modernizar as explorações agrícolas ou agroindustriais e acrescentar valor à economia arcuense.
A.F.B.