10.6 C
Arcos de Valdevez Municipality
Sexta-feira, Dezembro 27, 2024
InícioEconomiaTrabalhadores da Coindu com indemnizações de “mais 17%” acima dos direitos

Trabalhadores da Coindu com indemnizações de “mais 17%” acima dos direitos

Date:

Relacionadas

Olho de Lince Mário Soares – 100 anos!

Conheci Mário Soares no Brasil, onde, nas suas idas...
spot_imgspot_img

Os 350 trabalhadores da Coindu de Padreiro Salvador, que vai fechar portas até ao final do ano, vão receber, além dos direitos previstos ao abrigo do despedimento coletivo, “mais 17%” de indemnização por cada ano de trabalho. Foi o acordo conseguido após horas de negociação no passado dia 6 de dezembro, com a administração da empresa e representantes do Ministério do Trabalho.

“Pedimos 50% de indemnização por cada ano de trabalho e, depois, tivemos de negociar. Obtivemos algum sucesso. Não foi tudo o que queríamos, mas o possível, porque eles [administração] queriam dar zero ou então 10%. Foi uma reunião muito dura, mas conseguimos chegar aos 17% de indemnização por cada ano de trabalho, além dos direitos que os trabalhadores já têm”, explica José Simões, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins. As indemnizações terão de ser pagas quando a empresa deixar de laborar.

“Queríamos que fixassem um dia e hora, mas não conseguimos. O encerramento ocorrerá no dia 28 ou 31 de dezembro”, adianta Simões. 

Segundo o responsável sindical, “há várias empresas na região que estão dispostas a contratar alguns dos 350 trabalhadores” que este mês ficam sem emprego. 

Para António Cândido, diretor geral da Coindu, ao longo de 2024, a empresa procurou “preservar a situação operacional, transferindo temporariamente algumas produções da fábrica de Joane para a de Arcos de Valdevez, negociando novas oportunidades de projetos. Apesar dos esforços, não foi possível garantir a sustentabilidade produtiva da unidade de Padreiro”, lamenta o administrador. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes