7.3 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quinta-feira, Dezembro 12, 2024
InícioEconomiaTrabalho Desemprego a decrescer no concelho de Arcos de Valdevez

Trabalho Desemprego a decrescer no concelho de Arcos de Valdevez

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O número de desempregados no concelho de Arcos de Valdevez está a “cair”, segundo os dados estatísticos reunidos no sítio oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Ao contrário da tendência a nível nacional, o território de Arcos de Valdevez regista uma redução do número de inscritos (sem trabalho) de abril (501 desempregados) para maio (469) e junho (455).  

Olhando para os quadros do IEFP, dos 455 desempregados apurados (173 homens e 282 mulheres) em finais de junho, uma grande maioria, 428 indivíduos, aguarda uma nova experiência profissional, enquanto os restantes 27 procuram a primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

Por idades, o grupo mais afetado é o da faixa etária dos 35-54 anos, com 196 indivíduos, seguido do da faixa dos 55 e mais anos, com 133. Estão ainda contabilizados 77 indivíduos sem trabalho entre os 25 e os 34 anos e 49 desempregados até 24 anos

Ainda com base nas estatísticas do IEFP, descobre-se que 228 dos 455 desempregados deste concelho, o equivalente a 50%, têm somente o ensino básico (até ao 9.º ano) como habilitações académicas, a provar a elevada prevalência das baixas qualificações entre a população desempregada, enquanto sensivelmente 40% (o equivalente a 182 pessoas) dos indivíduos sem trabalho possuem apenas o secundário e, ainda menos, cerca de 10% (o correspondente a 45 indivíduos) têm formação superior.

 

Mais desempregados do que há um ano

Em termos homólogos, se a referência for o número de desempregados em junho de 2023 (315 desempregados), por comparação com os indicadores relativos ao sexto mês do ano em curso, então, o desemprego registou um acréscimo no concelho arcuense de 44,4% em 12 meses. 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes