No ano letivo 2022/2023, estavam matriculados no Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) 1962 alunos, dos quais 37,5% beneficiaram de ação social escolar: 303 alunos com de escalão A e 433 com escalão B. Dos alunos beneficiários, 76 usufruíram de suplemento alimentar.
No presente ano letivo, estão matriculados no AEV 1966 discentes, dos quais 36% beneficiam de ação social escolar: 270 com escalão A e 439 com escalão B. Usufruem de suplemento alimentar 77 alunos, a maioria dos quais a frequentar a Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, em Sabadim.
Segundo os dados fornecidos ao NA pela diretora do AEV, Anabela Araújo, “até ao momento, foram apresentados 84 recursos/pedidos de revisão dos escalões atribuídos, destes pedidos, três não tiveram provimento, dois encontram-se pendentes a aguardar elementos comprovativos, a 14 foram atribuídos o escalão B e a 65 o escalão A. Dos 84 recursos apresentados, 42 referem-se a alunos vindos do estrangeiro”.
No início do ano letivo, nas reuniões preparatórias, “os diretores de turma foram alertados para a eventualidade de haver famílias com insuficiência económica e para a necessidade de sinalizar essas situações à Direção, sendo que até ao momento [8 de novembro] apenas houve a referenciação de uma família”, observa a diretora do AEV.
Para dar resposta às situações relatadas, “a Direção estabeleceu contacto com a Câmara, no sentido de se articularem medidas de apoio para estes agregados familiares, tendo esta criado uma ficha de sinalização para eventuais intervenções”.
De acordo com Anabela Araújo, “o AEV tem ainda organizados, no âmbito do Clube Himalaya, dois espaços socias de distribuição de vestuário, artigos para casa, brinquedos e livros (espaço H2O – ‘Himalaya para Todos’). O espaço em funcionamento na Escola Básica Padre Himalaya (em Távora Santa Maria) já distribuiu cerca de seiscentos artigos pela comunidade escolar da sua área de influência. Na escola sede, está em preparação a abertura de outro espaço similar”, adianta a responsável.
“A Direção, dentro das suas competências, tem uma preocupação permanente em encontrar as melhores soluções para apoiar os (as) alunos (alunas). Acreditamos ser o bem-estar de todos potenciador de um maior envolvimento na vida da escola e, concomitantemente, daí resultar um melhor desempenho académico”, conclui Anabela Araújo.
A atribuição dos subsídios da ação social escolar “depende da apresentação da declaração obtida na Segurança Social e apresentada no momento da matrícula/renovação de matrícula dos alunos”.