A Escola Secundária de Arcos de Valdevez (ESAV), a partir da média, escola a escola, dos resultados obtidos pelos alunos nos exames nacionais do secundário, passou do 146.º para o 241.º posto da listagem referente a 2024, segundo o estudo do jornal Público/Católica Porto Business School (que o NA segue como referência há vários anos). Esta queda de 95 lugares resulta de um pior desempenho nas 239 provas realizadas pelos alunos da ESAV propostos a exame no ano em referência, provas nas quais a média se cifrou em 11,66 valores, ou seja, 0,73 valores abaixo do registo apurado em 2023, que foi de 12,39 valores.
No conjunto das disciplinas sujeitas a avaliação pelos alunos da ESAV no ano letivo 2023/2024 sobe a primeiro plano a média de 12,74 valores que os examinados conseguiram a Matemática, o registo de 12,24 valores a Português e a média de 12,31 valores a Física e Química. De notar, pela negativa, a baixa classificação obtida a Biologia e Geologia (9,27 valores), espelhando a dificuldade dos alunos que se submeteram a exame nesta área estruturante das ciências.
Com base justamente nas classificações alcançadas pelos alunos nos exames nacionais do secundário, a ESAV foi, em 2024, a décima escola no ranking do Alto Minho, quando em 2023 tinha sido a sétima. No mapa distrital, o Colégio do Minho (Viana do Castelo), no 39.º lugar (com 13,75 valores de média de exame nas 112 provas efetuadas), volta a ser a instituição mais bem classificada, seguindo-se a Escola Secundária de Ponte de Lima, na posição 71 da tabela, com uma média de 12,95 valores. A Escola Secundária de Arcozelo (Ponte de Lima), no lugar 77, completa o pódio do Alto Minho, com uma média de 12,85 valores, seguindo-se a Escola Secundária de Monção, na posição 83, com 12,77 valores de média nas 187 provas avaliadas. No mapa particular da Ribeira Lima destaque ainda para o lugar 155 da Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo), para a posição 162 da Escola Secundária de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), para o lugar 167 da Escola Secundária Pintor José de Brito (Viana do Castelo), para a posição 184 da Escola Secundária de Barroselas (Viana do Castelo), para o lugar 274 da Escola Secundária de Arga e Lima, Lanheses (Viana do Castelo) e para a posição 368 da Escola Secundária de Ponte da Barca.
O privado Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto) lidera, novamente, o ranking nacional, com uma média de 16,71 valores de classificação em exame. A primeira instituição de ensino nacional entre as públicas é a Escola Secundária Dr. Ferreira da Silva (Oliveira de Azeméis), no 36.º lugar, com 14,11 valores de média nos exames nacionais do secundário.
Estratificando as médias pelo território nacional, é na região norte e centro que se encontram os melhores resultados.
ESAV dá trambolhão no ranking de superação
O ranking baseado em notas de exame apresenta fragilidades incontornáveis, na medida em que não mede o processo de ensino-aprendizagem desde o primeiro ano, pois não correlaciona o ponto de chegada com o ponto de partida dos alunos, mas, apesar disso, há a registar a introdução em anos recentes de novos índices que permitem aferir/comparar resultados e consolidar dados.
Um indicador que retrata com alguma objetividade o trabalho das escolas é o do ranking de superação, no qual a ESAV ocupa a posição 173 (após o 40.º posto de 2023), em virtude de a média de 11,66 valores obtida pelos alunos do secundário nos exames nacionais de 2024 ter ficado apenas 0,44 valores acima do resultado esperado (11,22 valores), apesar da vulnerabilidade socioeconómica de parte representativa da população escolar, bem como das baixas habilitações académicas dos encarregados de educação no concelho de Arcos de Valdevez, onde uma franja importante possui apenas o ensino básico.
Pela positiva, há três escolas do Alto Minho no top 25 das que mais superaram o resultado esperado: a Escola Secundária de Arcozelo na 12.ª posição (1,87 valores acima da média esperada), a Escola Secundária de Ponte de Lima no 22.º lugar (acréscimo de 1,50 valores face ao resultado esperado) e a Escola Secundária de Monção na 24.ª posição (1,49 valores acima da média esperada).
A.F.B.