A RoboParty’2024 reuniu, de 21 a 23 de março, 450 jovens (repartidos por 111 equipas) de todo o território português, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho (UM), em Guimarães.
O certame, promovido pela UM, contou com a participação de duas equipas da EPRALIMA, que, com o kit do robô Bot’n Roll One distribuído pela organização e a ajuda permanente de estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, da UM, conseguiram conjugar o verbo “vencer” três vezes. O grupo acumulou três primeiros e três segundos lugares nas provas ‘Race of Champions’, ‘Obstáculos’ e ‘Dança’, tendo logrado ainda um terceiro lugar na prova “Fun Challenge”. Ao todo, a EPRALIMA arrebatou sete prémios nesta edição da RoboParty.
Durante os três dias de feira, a programação, a eletrónica e a diversão estiveram sempre de mãos dadas. Para os alunos, esta atividade representou uma “experiência muito enriquecedora” por ter permitido um contacto estreito com áreas prediletas como são as da programação e da eletrónica. O programa da feira incluiu ainda testes de conhecimentos e de robôs, num sadio espírito pedagógico, envolvendo mais de cem equipas.
Acompanharam estes alunos da EPRALIMA, do curso de Eletrónica, Programação Informática e Redes Elétricas, os professores António Campos e Nelson Cerqueira.