6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioEducaçãoEurodeputado José Manuel Fernandes apadrinha Clube Europeu da Escola Padre Himalaya

Eurodeputado José Manuel Fernandes apadrinha Clube Europeu da Escola Padre Himalaya

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

Decorreu, no passado dia 29 de maio, na Escola Básica Padre Himalaya (Távora), o ato simbólico de apadrinhamento, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, do Clube Europeu (CE) “As Voltas da Cultura”, um programa educativo que visa dotar os alunos de “mais conhecimento”, de modo a consciencializá-los para a questão da “cidadania europeia”. Na dinâmica que o CE empreende desde 2009 “mais de trezentos alunos da Escola de Távora já visitaram diversas cidades da União Europeia (UE)”.

Na cerimónia dos tradicionais discursos da praxe, após o descerramento da placa de apadrinhamento do referido Clube, a diretora do Agrupamento de Escolas de Valdevez realçou o papel do CE na “promoção dos princípios e dos valores europeus, bem como do conhecimento da Europa”, congratulou-se Anabela Araújo.

Portadora da ideia de “cidadania europeia plena”, a professora Fernanda Araújo – coordenadora do CE, a par das colegas Ângela Codeço e Fernanda Lima – referiu que o projeto encetado há 14 anos, “com o objetivo de incutir o espírito europeu, tem alargado horizontes e ajudado a concretizar os sonhos dos alunos, prova disso são as viagens realizadas a múltiplas cidades da Europa”. 

Mas a atividade do CE não se resume às viagens ou visitas de estudo. “É muito mais do que isso”, ressalva a aluna Iris Barros. “No ano letivo 2022/2023, no âmbito do CE, o programa de iniciativas tem sido diverso e abrangente, entre campanhas de cariz ambiental e solidário; mercados biológicos; elaboração do painel ‘Pinta a vida com amor’, apelando aos valores e atitudes humanistas, em particular a não violência, e estimulando nos jovens atitudes de solidariedade e tolerância; trabalhos de pesquisa sobre monumentos, museus, gastronomia e personalidades das cidades visitadas [Sevilha e Córdoba estiveram no roteiro deste ano]; e comemoração  do Dia da Europa com a realização do sarau europeu, onde se pretendeu festejar a paz e a unidade do continente europeu”, resumiu a porta-voz dos alunos, envergando quase todos uma t-shirt alusiva ao CE, com os valores da UE  – “Europa é caminhar de mãos dadas” – estampados em grande plano. 

Valores que norteiam a União Europeia “contra a ganância”

Na presença dos embaixadores (alunos do CE), o eurodeputado José Manuel Fernandes, novo padrinho do CE “As Voltas da Cultura”, sublinhou que a UE agarrou os objetivos da “paz” e dos “valores”, abraçando a célebre Declaração de Robert Schuman, pai da proposta segundo a qual a “Europa não se fará de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Far-se-á através de realizações concretas, que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto”, assim pressagiou, há 73 anos, o antigo ministro francês dos Negócios Estrangeiros. 

“Hoje, ao fim de muitos anos, e infelizmente, temos uma guerra na Europa, mas não a temos na UE. Vivemos em paz no espaço da UE há muito tempo e damos a paz como absolutamente adquirida, erradamente”, notou José Manuel Fernandes, acrescentando ter “fundadas esperanças” de que o lema “Unidos na diversidade” se concretize, de verdade, através dos “valores da liberdade, do Estado de Direito (separação de poderes), da democracia, da defesa da vida e da dignidade, da liberdade e da solidariedade. Porque é nestes valores que reside o nosso chão comum e é em cima deles que devemos construir o desenvolvimento económico, contra a ganância, o radicalismo e o populismo”, argumentou o antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

Para o novo padrinho do CE da Escola de Távora, nos dias que correm, “os maiores desafios da UE são a natalidade, as alterações climáticas, a escassez de recursos naturais e a falta de projetos comuns (ferrovia), enquanto o maior desígnio de Portugal é melhorar os salários e as pensões de miséria, reduzindo, ao mesmo tempo, a pesada carga fiscal que recai sobre os trabalhadores”, apontou. 

José Manuel Fernandes terminou a conferência a reclamar uma “melhor distribuição do dinheiro pelos pilares da competitividade, da coesão territorial e da sustentabilidade”.

A.F.B.

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes