Na EPRALIMA Ministro da Educação inaugurou primeiro Centro Tecnológico Especializado do Alto Minho em funcionamento

0
9

No passado dia 20 de março, a EPRALIMA inaugurou o Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática, num ato presidido pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Para o diretor geral da EPRALIMA, “o novo CTE de Informática é um marco histórico não apenas para a escola profissional, mas também para toda a nossa comunidade. Este momento simboliza a concretização de um sonho que alimentávamos há muito tempo: a oferta aos nossos jovens de ferramentas e oportunidades necessárias para brilhar no mundo digital do século XXI”, disse Rui Vieito. 

Por seu lado, o edil João Manuel Esteves, que também preside à EPRALIMA, anunciou os dois desafios que o ensino profissional enfrenta para dar um salto: “primeiro, encontrar financiamento específico para a requalificação dos edifícios e o apetrechamento das escolas profissionais, talvez através de um primo do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]; segundo [desafio], fazer a atualização do valor por turma do ensino profissional”.

“Alinhado” com as “reivindicações” e com a “intervenção entusiástica” do autarca arcuense, o ministro Fernando Alexandre elogiou “a aposta do ensino profissional na inovação e no reequipamento das escolas, uma oportunidade irrepetível para as autarquias, sendo claro que a EPRALIMA fez uma boa execução do programa e disso beneficiará a população escolar, que, assim, poderá contribuir para o desenvolvimento do território”. 

 

Investimento superior a 1 milhão de euros

Na visita à EPRALIMA, o ministro da Educação, Ciência e Inovação teve a oportunidade de conhecer os cantos à casa, verificando in loco o investimento de 1 013 153,97 euros (do PRR) realizado no CTE de Informática. 

Este investimento vai permitir que os alunos dos cursos de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Instalação e Gestão de Redes, Técnico de Informática de Gestão, entre outros, tenham acesso a tecnologias de ponta, fomentando a criatividade, o espírito crítico e a capacidade de inovação.