Os alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV) vão poder decidir, uma vez mais, o que querem melhorar na sua escola. Para cumprir esse desiderato, a tutela concedeu um apoio financeiro de 1747 euros para ajudar o AEV a custear o Orçamento Participativo das Escolas (OPE). A iniciativa abrange três unidades do AEV: Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão/Sabadim (500 euros), Escola Básica Padre Himalaya/Távora Santa Maria (500 euros) e Escola sede (747 euros).
O OPE, que também é financiado pelo Município arcuense com verba idêntica (1747 euros), pretende dar voz aos estudantes e ser uma resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
O OPE envolve, ao longo de várias etapas, os alunos do ensino básico (3.º ciclo) e do ensino secundário, ou seja, do 7.º ao 12.º anos, e abrange os referidos centros escolares arcuenses. A iniciativa garante aos alunos possibilidade de participar, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.
O projeto implementado no âmbito do OPE que teve mais mediatismo até agora foi a criação da Rádio S (Rádio da Escola de Sabadim), inaugurada em finais de 2021, numa cerimónia pública que contou com a presença do então ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, familiar do patrono da Escola Dr. Manuel da Costa Brandão.
O OPE é tutelado pelo Governo desde o ano letivo 2017/2018.