O ensino da computação vai chegar às crianças do Agrupamento de Escolas de Valdevez, no âmbito do ‘Projeto ZER01’, desenvolvido pela NOS. Reforçando a aposta na literacia e na inclusão social, a medida vai permitir que os alunos tenham aulas de computação durante este ano letivo com o envolvimento dos professores.
“Com a ambição de fazer crescer o ‘Projeto ZER01’, estão previstos workshops em várias escolas, com o objetivo de demonstrar a professores, alunos e encarregados de educação os benefícios associados à aprendizagem desta disciplina”, diz a NOS em comunicado.
Para a operadora, “a computação é a base científica que explora o poder dos computadores”, permitindo “desenvolver o pensamento lógico, a capacidade de resolução de problemas” e estimulando a criatividade.
“É um corpo de conhecimento, independente do uso de máquinas, que pretende dotar as crianças e jovens de competências para atuarem como criadores e empreendedores, acompanhando as mudanças e as tendências sociais, económicas e tecnológicas”, acrescenta a NOS.
No entendimento da promotora, em virtude de “o pensamento computacional incluir a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise de algoritmos e o desenvolvimento de processos, de forma integrada”, tal contribuirá “para uma melhor capacidade de aprendizagem de outras matérias fundamentais, como a Matemática e a Língua Portuguesa, e para a melhoria do desempenho escolar dos alunos”.
Neste âmbito, o ensino da computação às crianças e jovens em idade escolar é “uma oportunidade ímpar para causar um impacto significativo no sucesso e inclusão das novas gerações”.