6.2 C
Arcos de Valdevez Municipality
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
InícioFreguesiasAugusto Canário na romaria de Nossa Senhora da Peneda

Augusto Canário na romaria de Nossa Senhora da Peneda

Date:

Relacionadas

LIADTEC – Lithium Advenced Technology adquire fábrica da ACCO Brands

A ACCO Brands, fábrica recém-encerrada no parque empresarial de...

Estado do Concelho discutido na Assembleia Municipal

Na Assembleia Municipal (AM) de 29 de novembro, os...

Emigração de licenciados

Em meados da década de 70 desloquei-me à Finlândia...
spot_imgspot_img

O cartaz das grandes peregrinações marianas tem na romaria de Nossa Senhora da Peneda (Gavieira), que se realiza de 31 de agosto a 8 de setembro, um elemento de referência no Alto Minho.

O programa litúrgico oferece em sete dias consecutivos a procissão com o Rosário de Vésperas, com os fiéis a percorrem as capelas da escadaria do santuário (de 31 de agosto a 6 de setembro), assim como o Hino Akathistos em honra da Virgem, Mãe de Deus, e Beijo da Imagem no dia 6, a procissão de velas no dia 7 e a Festa da Natividade de Maria (eucaristia e procissão) no dia 8.

Do ponto de vista da animação, subirão a primeiro plano o espetáculo a protagonizar por Augusto Canário no dia 4 de setembro e as rusgas, as concertinas e os cantares ao desafio no dia 6. Novidade este ano é o Peneda Jovem, no dia 5 de setembro, sob dinamização de um grupo de jovens minhotos e galegos. 

“Caminho do Côto carece de obras”

A queixa não é nova, mas Maria dos Anjos Cerqueira denuncia carências na rede viária de Rouças, onde há caminhos em “muito mau estado”.

“O Caminho do Côto, por exemplo, não é intervencionado há mais de dez anos. O mesmo serve, pelo menos, cinco casas. É urgente fazer trabalhos de beneficiação neste caminho”, alerta a residente. 

“A população só reivindica um caminho condigno (calçada à portuguesa) para as casas, é um direito que nos assiste”, conclui Maria dos Anjos Cerqueira. 

Interpelado por este jornal, o presidente da Junta de Freguesia da Gavieira mostra abertura para beneficiar o acesso. “Queremos fazer obras nesse caminho estreito, apelo às pessoas que façam cedências para alargarmos o acesso, só assim teremos um caminho pedonal substancialmente melhorado”, ressalva Américo do Pio. 

 

Subscreva

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Recentes