A ecovia de Ermelo, apesar de transitável e de ter sido alvo de uma limpeza como há muito não se via, carece de trabalhos de manutenção, devido a irregularidades e crateras no pavimento, entupimento de escoadouros, queda de muros e degradação de estruturas.
Com uma extensão de 4500 metros – ligando Igreja (lugar do mosteiro de Ermelo) a Vilarinho de Souto –, a ecopista, com perto de trinta anos, é usufruída por caminhantes, corredores e ciclistas, que aproveitam as paisagens do horizonte para um saudável exercício físico.
Em terreno quase sempre plano, a ecovia é servida por zonas de lazer.
Romaria em honra da padroeira
Ermelo esteve em festa no fim de semana de 17 e 18 de agosto com a romaria de Santa Maria. A programação entrecruzou o sagrado com o profano.
O expoente máximo para os fiéis ocorreu domingo, 18, com a missa solene, seguida da procissão em honra de Santa Maria, com o toque sincopado dos bombos à cabeça, num cortejo bastante concorrido, onde logo atrás iam perfilados os estandartes e os andores, carregados ao ombro por jovens e menos jovens, em compasso assinalado pelo clamor das rezas.
A par das cerimónias religiosas, a presente edição das festas, organizadas pela Comissão Fabriqueira, incluiu momentos de diversão que juntaram muitas pessoas, entre residentes, emigrantes e amigos de lugares vizinhos, no anfiteatro fronteiro à igreja que é Monumento Nacional.